Desaprender a cada tempo em tempos pandêmicos: crianças, artes e outros contágios
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1446Resumo
Este texto se apresenta como um ensaio, um convite a desaprender com crianças e arte. A proposta se apoiará em projetos que temos desenvolvido com crianças, professoras e professores de Educação Infantil. Em uma composição entre poesias, manifestações artísticas, textos, ideias e imagens produzidas por crianças e professoras em processo inventivo e criativo de resistência, procuramos romper com representações e narrativas previamente colocadas ao trabalho com educação de crianças. Um convite à travessia por caminhos ainda não trilhados, à composições aforísticas, crianceira e arteira que nos coloca em movimento, permitindo adentrar temporalidades e espacialidades contagiantes que mobilizem experiências sensíveis de pensamentos para outras formas de estar no mundo e na educação em tempos de pandemia.
Referências
BARROS, Manoel. Biblioteca Manoel de Barros. Leya, 2013.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: A Criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus editorial, 1984.
CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. Foto-grafando Infâncias: experiências imagéticas e poéticas e currículo na educação infantil. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro, 2019.
CHISTÉ, Bianca Santos. Devir – Criança da Matemática: experiências educativas infantis imagéticas. Tese de Doutorado – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2015.
DELEUZE, Gilles. O que as crianças dizem. In: DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Ed.34, 1997. p. 73-79.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2 - vol. 4. 1ª Reimpressão, São Paulo: Editora 34, 2017.
GUATARRI, Félix. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
LEITE, César Donizetti Pereira Leite. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
LEITE, César Donizetti Pereira Leite. Cinema, Educação e Infância: Fronteiras entre Educação e Emancipação. MISCELÂNEOS. Fermentario, N. 7, Vol. 2 (2013).
LEITE, César Donizetti Pereira Leite. Arte e Pensamento. In: Flores, Maria Bernadete Ramos, Piazza, Maria de Fátima Fontes, Peterle, Patrícia (Organizadoras). Arte e Pensamento Operações Historiográficas. São Paulo: Rafaell Copetti Editor, 2016, p. 104.
LEITE, César Donizetti Pereira; CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. infância, imagem e formação docente: entre experiências, saberes e poderes na educação infantil. childhood & philosophy, rio de janeiro, v. 14, n. 30, p. 277-296, maio-ago. 2018.
RAMOS, Graciliano. Infância. Rio de Janeiro: Editora Record, 1993.
RIANI, Camilo. Caricatas: arte-rosto-humor-experiência. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro, 2019.
RODARI, Gianni. Gramática da Fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
SCHÉRER, René. Infantis: Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.