Desaprender a cada tempo em tempos pandêmicos: crianças, artes e outros contágios
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1446Resumen
Este texto se apresenta como um ensaio, um convite a desaprender com crianças e arte. A proposta se apoiará em projetos que temos desenvolvido com crianças, professoras e professores de Educação Infantil. Em uma composição entre poesias, manifestações artísticas, textos, ideias e imagens produzidas por crianças e professoras em processo inventivo e criativo de resistência, procuramos romper com representações e narrativas previamente colocadas ao trabalho com educação de crianças. Um convite à travessia por caminhos ainda não trilhados, à composições aforísticas, crianceira e arteira que nos coloca em movimento, permitindo adentrar temporalidades e espacialidades contagiantes que mobilizem experiências sensíveis de pensamentos para outras formas de estar no mundo e na educação em tempos de pandemia.
Citas
BARROS, Manoel. Biblioteca Manoel de Barros. Leya, 2013.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: A Criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus editorial, 1984.
CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. Foto-grafando Infâncias: experiências imagéticas e poéticas e currículo na educação infantil. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro, 2019.
CHISTÉ, Bianca Santos. Devir – Criança da Matemática: experiências educativas infantis imagéticas. Tese de Doutorado – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2015.
DELEUZE, Gilles. O que as crianças dizem. In: DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Ed.34, 1997. p. 73-79.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2 - vol. 4. 1ª Reimpressão, São Paulo: Editora 34, 2017.
GUATARRI, Félix. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
LEITE, César Donizetti Pereira Leite. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
LEITE, César Donizetti Pereira Leite. Cinema, Educação e Infância: Fronteiras entre Educação e Emancipação. MISCELÂNEOS. Fermentario, N. 7, Vol. 2 (2013).
LEITE, César Donizetti Pereira Leite. Arte e Pensamento. In: Flores, Maria Bernadete Ramos, Piazza, Maria de Fátima Fontes, Peterle, Patrícia (Organizadoras). Arte e Pensamento Operações Historiográficas. São Paulo: Rafaell Copetti Editor, 2016, p. 104.
LEITE, César Donizetti Pereira; CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. infância, imagem e formação docente: entre experiências, saberes e poderes na educação infantil. childhood & philosophy, rio de janeiro, v. 14, n. 30, p. 277-296, maio-ago. 2018.
RAMOS, Graciliano. Infância. Rio de Janeiro: Editora Record, 1993.
RIANI, Camilo. Caricatas: arte-rosto-humor-experiência. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro, 2019.
RODARI, Gianni. Gramática da Fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
SCHÉRER, René. Infantis: Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
