"A vida não é útil": sonhar e suspender o céu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1530

Resumo

Esta resenha tem o objetivo apresentar não só último livro do líder indígena, jornalista e ambientalista Ailton Krenak intitulado A vida não é útil (2020b), mas, sua cosmovisão sobre a dualidade vida e morte, como também, sobre nossa relação com a Terra, desnudando a ficção do modelo econômico no qual nos inserimos. Sua linguagem objetiva, sensível e irônica são marcas de um pensamento anticolonial, anticapitalista e intensamente crítico do modelo de vida predatório que a alta casta que se autodenomina humanidade vive, a qual ele tece críticas contundentes. O autor expõe, a partir de seus saberes tradicionais ancestrais, sua forma de conexão com a Terra como organismo vivo inteligente. Tece considerações sobre as diferentes percepções de vida e morte, para os indígenas e os não-indígenas, situando essa discussão no contexto da pandemia do novo Coronavirus – Covid19. Aborda o fetiche pelas tecnologias e faz a defesa da conexão ente sonhos e a vida cotidiana, ao mesmo tempo que defende menos desenvolvimento e mais envolvimento. O convite à leitura desta obra dar-se tanto por seu conteúdo crítico de defesa de uma política de vida, mas também, pela estética sensível da sua cosmopolítica realista microesperançosa.

Biografia do Autor

Fabiana Oliveira Canavieira, Professora da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Doutora em Educação na UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010), na linha de Ciências Sociais na Educação. Pesquisa a educação da pequena infância com ênfase nos aspectos políticos. Foi Especialista em Educação da Secretaria Municipal de Educação de São Luís na Superintendência da área de Educação Infantil (2003-2010). Esteve Superintendente da área de Educação Infantil da capital do Maranhão (2013). Coordenou os Cursos de Pedagogia dos Programas Especiais de Formação de Professores da Assessoria de Interiorização da UFMA (2014). É membro do Núcleo de Estudos das Infâncias da UFMA - NEIUFMA; do GEPEDISC-Culturas Infantis da Faculdade de Educação da UNICAMP e do GEIN - Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infância - UFRGS.

Referências

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 edições, 2018. 80 p.

KOPENAWA, Albert.; BRUCE, Davi. A queda do céu: palavras de um xamã yahomami. 1ª. ed. São Paulo: Companhia das Lestras, 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras. Edição do Kindle (2019).

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. Companhia das Letras. Edição do Kindle, 2020a.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Companhia das Letras. Edição do Kindle, 2020b.

ORDINE. Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

Downloads

Publicado

2020-12-28