"A vida não é útil": sonhar e suspender o céu
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1530Resumen
Esta resenha tem o objetivo apresentar não só último livro do líder indígena, jornalista e ambientalista Ailton Krenak intitulado A vida não é útil (2020b), mas, sua cosmovisão sobre a dualidade vida e morte, como também, sobre nossa relação com a Terra, desnudando a ficção do modelo econômico no qual nos inserimos. Sua linguagem objetiva, sensível e irônica são marcas de um pensamento anticolonial, anticapitalista e intensamente crítico do modelo de vida predatório que a alta casta que se autodenomina humanidade vive, a qual ele tece críticas contundentes. O autor expõe, a partir de seus saberes tradicionais ancestrais, sua forma de conexão com a Terra como organismo vivo inteligente. Tece considerações sobre as diferentes percepções de vida e morte, para os indígenas e os não-indígenas, situando essa discussão no contexto da pandemia do novo Coronavirus – Covid19. Aborda o fetiche pelas tecnologias e faz a defesa da conexão ente sonhos e a vida cotidiana, ao mesmo tempo que defende menos desenvolvimento e mais envolvimento. O convite à leitura desta obra dar-se tanto por seu conteúdo crítico de defesa de uma política de vida, mas também, pela estética sensível da sua cosmopolítica realista microesperançosa.
Citas
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 edições, 2018. 80 p.
KOPENAWA, Albert.; BRUCE, Davi. A queda do céu: palavras de um xamã yahomami. 1ª. ed. São Paulo: Companhia das Lestras, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras. Edição do Kindle (2019).
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. Companhia das Letras. Edição do Kindle, 2020a.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Companhia das Letras. Edição do Kindle, 2020b.
ORDINE. Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Fabiana Oliveira Canavieira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
