A brincadeira como instrumento de geração de dados para avaliação na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79562Resumo
Esse estudo tem como objetivo refletir sobre como a brincadeira poderá produzir/produz informações sobre as aprendizagens e conquistas das crianças, no contexto da avaliação de práticas educativas na Educação Infantil, assumindo-se como um instrumento de geração de dados. Para a construção deste texto, trilhou-se o seguinte caminho: a) discussão sobre os conceitos de brincar, brinquedo e brincadeira; b) reflexões sobre a avaliação na Educação infantil como um mapa na investigação dos percursos trilhados pelas crianças em suas aprendizagens e reorientação da prática educativa; c) análise e proposições sobre a brincadeira no contexto de práticas avaliativas na Educação Infantil, enquanto instrumento na geração de dados. Assim, no estudo, conclui-se que as brincadeiras poderão ser utilizadas como instrumento para acompanhar e/ou reorientar a avaliação da prática educativa na Educação Infantil.
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