A brincadeira como instrumento de geração de dados para avaliação na educação infantil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79562

Résumé

Esse estudo tem como objetivo refletir sobre como a brincadeira poderá produzir/produz informações sobre as aprendizagens e conquistas das crianças, no contexto da avaliação de práticas educativas na Educação Infantil, assumindo-se como um instrumento de geração de dados. Para a construção deste texto, trilhou-se o seguinte caminho: a) discussão sobre os conceitos de brincar, brinquedo e brincadeira; b) reflexões sobre a avaliação na Educação infantil como um mapa na investigação dos percursos trilhados pelas crianças em suas aprendizagens e reorientação da prática educativa; c) análise e proposições sobre a brincadeira no contexto de práticas avaliativas na Educação Infantil, enquanto instrumento na geração de dados. Assim, no estudo, conclui-se que as brincadeiras poderão ser utilizadas como instrumento para acompanhar e/ou reorientar a avaliação da prática educativa na Educação Infantil.  

Bibliographies de l'auteur

Déborah Helenise Lemes de Paula, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2009). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Paraná (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Doutoranda em Educação pela UFPR. Atua como professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Curitiba. Têm experiência na formação de professores com os temas: Avaliação na Educação Física, Avaliação na Educação Infantil com ênfase na discussão do campo de experiência Corpo Gesto e Movimento, Parkour e Criança em movimento.

Marynelma Camargo Garanhani , Universidade Federal do Paraná - UFPR

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Mestre em Educação (Currículo e Conhecimento) pela UFPR, Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP e Pós-doutora em Educação (Contextos Educativos da Criança e Prática Docente) pela Universidade do Vale do Itajaí de Santa Catarina - UNIVALI. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação Física e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR (linha de pesquisa: linguagem, corpo e estética na educação). Coordena o Grupo de Pesquisa EDUCAMOVIMENTO que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR, o qual é líder. Atua como voluntária internacional na Organização Mãos sem Fronteiras e foi Chefe do Departamento de Educação Física, Coordenadora do Curso Licenciatura em Educação Física e da Especialização (lato-sensu) em Educação Física Escolar da UFPR. Atuou como Coordenadora do Programa LICENCIAR da UFPR. Tem experiência nas áreas de ESTUDOS DO CORPO E MOVIMENTO e também ESTUDOS DA CRIANÇA. Atua nos seguintes temas: corpo, gestos e movimentos na formação humana; cultura infantil e pesquisa com crianças; docência na Educação Infantil e Educação Física na escola.

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Publiée

2021-11-09