A função social das instituições de educação infantil

Eloisa Acires Candal Rocha

Resumo


Neste texto procuro explicitar, do meu ponto de vista, aspectos essenciais sobre a função social das instituições de educação infantil. Os princípios e diretrizes gerais para a educação infantil que aqui apresento resultaram de um processo de discussão que coordenei junto à Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (Divisão de Educação Infantil) entre 2000 e 2001. O objetivo do debate foi subsidiar o movimento de definição de diretrizes de ação pedagógica para creches e NEIS (Núcleos de Educação Infantil) da rede municipal. Como ponto de partida foram recuperados documentos oficiais de orientação curricular produzidos anteriormente. A idéia era buscar uma compreensão mais aprofundada que auxiliasse a reescrita das diretrizes curriculares municipais, tanto em função da experiência acumulada pelos educadores da rede, como em função das definições apontadas para a educação infantil pelas legislações mais atuais.

Palavras-chave


Educação Infantil; Função social; Instituições

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.