A função social das instituições de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Neste texto procuro explicitar, do meu ponto de vista, aspectos essenciais sobre a função social das instituições de educação infantil. Os princípios e diretrizes gerais para a educação infantil que aqui apresento resultaram de um processo de discussão que coordenei junto à Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (Divisão de Educação Infantil) entre 2000 e 2001. O objetivo do debate foi subsidiar o movimento de definição de diretrizes de ação pedagógica para creches e NEIS (Núcleos de Educação Infantil) da rede municipal. Como ponto de partida foram recuperados documentos oficiais de orientação curricular produzidos anteriormente. A idéia era buscar uma compreensão mais aprofundada que auxiliasse a reescrita das diretrizes curriculares municipais, tanto em função da experiência acumulada pelos educadores da rede, como em função das definições apontadas para a educação infantil pelas legislações mais atuais.Downloads
Publicado
2003-01-01
Edição
Seção
Artigos Demanda Contínua
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.