A função social das instituições de educação infantil

Autores

  • Eloisa Acires Candal Rocha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste texto procuro explicitar, do meu ponto de vista, aspectos essenciais sobre a função social das instituições de educação infantil. Os princípios e diretrizes gerais para a educação infantil que aqui apresento resultaram de um processo de discussão que coordenei junto à Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (Divisão de Educação Infantil) entre 2000 e 2001. O objetivo do debate foi subsidiar o movimento de definição de diretrizes de ação pedagógica para creches e NEIS (Núcleos de Educação Infantil) da rede municipal. Como ponto de partida foram recuperados documentos oficiais de orientação curricular produzidos anteriormente. A idéia era buscar uma compreensão mais aprofundada que auxiliasse a reescrita das diretrizes curriculares municipais, tanto em função da experiência acumulada pelos educadores da rede, como em função das definições apontadas para a educação infantil pelas legislações mais atuais.

Biografia do Autor

Eloisa Acires Candal Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Doutora em Educação e Pós-Doutorado em Estudos da Criança no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua