Ética nas pesquisas com crianças: desafios que marca(ra)m os 30 anos de história do núcleo de estudos e pesquisas da educação na pequena infância (NUPEIN – CED/UFSC)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e80418Resumo
O texto ora apresentado traz reflexões sobre a produção do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN - CED/UFSC), ao longo dos 30 anos de sua existência, e adota como recorte a ética nas pesquisas com crianças. Comporta discussões tecidas no âmbito no V GRUPECI (2016) e amplia o debate a partir das pesquisas defendidas após o encontro de 2016, colocando em destaque um conjunto de desafios enfrentados no decurso dessas três décadas. Entre os desafios, à luz dos Estudos da Infância, ressalta alguns tensionamentos referentes à escuta das vozes das crianças nas pesquisas, a necessidade de uma postura de permanente reflexividade crítica, bem como, aqueles concernentes à simetria ética convocada aos estudos, entendendo alteridades e similitudes como aspectos que integram uma relação dialógica entre adultos e crianças.
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