Ética nas pesquisas com crianças: desafios que marca(ra)m os 30 anos de história do núcleo de estudos e pesquisas da educação na pequena infância (NUPEIN – CED/UFSC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e80418

Resumo

O texto ora apresentado traz reflexões sobre a produção do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN - CED/UFSC), ao longo dos 30 anos de sua existência, e adota como recorte a ética nas pesquisas com crianças. Comporta discussões tecidas no âmbito no V GRUPECI (2016) e amplia o debate a partir das pesquisas defendidas após o encontro de 2016, colocando em destaque um conjunto de desafios enfrentados no decurso dessas três décadas. Entre os desafios, à luz dos Estudos da Infância, ressalta alguns tensionamentos referentes à escuta das vozes das crianças nas pesquisas, a necessidade de uma postura de permanente reflexividade crítica, bem como, aqueles concernentes à simetria ética convocada aos estudos, entendendo alteridades e similitudes como aspectos que integram uma relação dialógica entre adultos e crianças.

Biografia do Autor

Roseli Nazário, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB, 1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC, 2002) e doutorado em Educação nesta mesma Universidade, na linha Ensino e Formação de Educadores (EFE - PPGE/UFSC, 2014). Realizou um estágio doutoral na Universidade do Minho, em Portugal (UMinho, 2012/2013). É professora titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC campus Camboriú). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Superior e formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância; políticas públicas para a infância; educação infantil; formação de professores; acolhimento institucional. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Primeira Infância (NUPEIN) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância (GEPEI), ambos vinculados ao Centro de Ciências da Educação da UFSC, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos, do IFC. Compõe a comissão executiva do Fórum Regional de Educação Infantil da Foz do Rio Itajaí (FREIFOZ). 

Andréa Simões Rivero, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil, Infância e Crianças (GRUPEI/UFFS). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância (GEPEI/UFSC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1997), Mestre em Educação Infantil (UFSC, 2001) e Doutora em Educação (UFSC, 2015). Pós-Doutora em Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal (UP, 2019). Integrante do Fórum Catarinense de Educação Infantil (FCEI).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em contextos de educação infantil, infância e direitos das crianças, o brincar em uma perspectiva sociocultural

Referências

ALDERSON, Priscilla. Listening to children: children, ethics and social research. Barkingside: Barnado’s, 1995.

BAUMAN, Zygmunt (2005). Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

BRASIL. SENADO. Lei N. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 16/7/1990, p.13.563.

BRASIL. MEC/SEF/COEDI. Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças. Brasilia-DF: MEC/SEF/COEDI, 1995.

BRASIL. MEC/CNE/CEB. Resolução N. 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília-DF: MEC/CNE/CEB, 2009.

CERISARA, Ana Beatriz. Em busca do ponto de vista das crianças nas pesquisas educacionais: primeiras aproximações. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (Orgs.). Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Edições ASA: Porto/Portugal, 2004, pp. 35-54.

CHRISTENSEN, Pia; PROUT, Alan. Working with ethical symmetry in social research with children. Childhood, 9, (477- 497), 2002.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Abordagens etnográficas nas pesquisas com crianças. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisa. São Paulo: Cortez, 2008. p. 141-157.

DORNELLES, Leni Vieira; FERNANDES, Natália. Estudos da criança e pesquisa com crianças: nuances luso-brasileiras acerca dos desafios éticos e metodológicos. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 65-78, jan./abr. 2015.

FERNANDES, Natália. Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios. Revista Brasileira de Educação v. 21 n. 66 jul.-set. 2016.

FERREIRA, Maria Manuela Martinho. “A gente gosta é de brincar com os outros meninos!”- relações sociais entre crianças no Jardim de Infância. Porto, Edições Afrontamento, 2004.

FERREIRA, Maria Manuela Martinho; NUNES, Ângela. Estudos da Infância, Antropologia e Etnografia: potencialidades, limites e desafios. Linhas Críticas (Online), v. 20, p. 103-123, 2014.

FERREIRA, Maria Manuela Martinho; RIVERO, Andréa. Estudos no contexto da educação de infância: a ética como prática de reflexividade crítica. In: NASCIMENTO, Inês; SAVI NETO, Pedro. (org.). Ensaios sobre ética e investigação em psicologia e educação. Porto, Portugal: Mais Leituras, 2020, pp. 73-83.

FERREIRA, Maria Manuela Martinho; LIMA, Patrícia de Moraes. Infância e Etnografia: dialogia entre alteridades e similitudes. Perspectiva – Revista do Centro de Ciências da Educação. Volume 38, n. 1 – p. 01 – 14, jan./mar. 2020 – Florianópolis.

GONÇALVES, Fernanda; VASCONCELOS, Giselle Machado De; AGOSTINHO, Kátia Adair; NAZARIO, Roseli. Ética na pesquisa com crianças: abordagens dos estudos do NUPEIN. Apresentado no V GRUPECI, 2016 (não publicado).

HALL, Stuart. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade (11ª. Edição). São Paulo: DP&A.

HARDMAN. Charlotte. Can there be an Anthropology of Children? Journal of the Anthropological Society of Oxford. Volume 4, Issue 2, 1973, pp. 85-99.

JAMES, Allison. Dando voz às vozes das crianças: práticas e problemas, armadilhas e potenciais. Zero-a-Seis, Florianópolis: CED/NUPEIN, v. 21, n. 40, p. 219-248, set./dez. 2019.

KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância: Ensaios de Filosofia e Educação. Belo Horizonte-MG: Autêntica, 2007.

NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. Reconhecimento da Sociologia da Infância como área de conhecimento e campo de pesquisa: algumas considerações. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela. Sociologia da Infância no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. p. 37- 54.

ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. ONU, 1989.

PIRES, Flávia Ferreira; NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. O propósito crítico: entrevista com Allison James. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, nº. 128, p. 629-996, jul-set, 2014.

QVORTRUP, Jens; CORSARO, William; HONIG, Michael (Eds). The Palgrave Handbook of Childhood Studies. Basingstoke: PalgraveMacmillan, 2009.

RIVERO, Andréa Simões; LESSA, Juliana Schumacker. Perspectivas das crianças nas pesquisas: caminhos para a consolidação de uma Pedagogia da Infância. Apresentado no V GRUPECI, 2016 (não publicado).

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma Pedagogia. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Publicações, 1999.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. 30 anos da Educação Infantil na ANPED. In: SOUZA, Gizele (Org.). Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2011, pp. 157-170.

ROCHA, Eloisa Acires Candal; BUSS-SIMÃO, Márcia. Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 943-954, out./dez. 2013.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1956] 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo. Para uma nova cultura política. São Paulo: Editora Cortez, 2006.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e Alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361-378, Maio/Ago. 2005.

SILVA, Aracy Lopes Da; MACEDO, Ana Vera Lopes da Silva; NUNES, Ângela. (Orgs). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global. 2002.

SPYROU, Spyros. Disclosing childhoods. Research and knowledge production for a critical childhood studies. London: Palgrave, 2018.

DISSERTAÇÕES E TESES DO NUPEIN CITADAS NO TEXTO

AGOSTINHO, Kátia Adair. Formas de participação das crianças na Educação Infantil. 2010. Tese de Doutoramento - Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2010.

BATISTA, Rosa. A Rotina no dia-a-dia da creche: entre o proposto e o vivido. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

BEZERRA, Maurícia Santos de H. O espaço na educação infantil: a constituição do lugar da criança como indicador de qualidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

BUSS-SIMÃO, Márcia. Relações sociais em um contexto de educação infantil: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

CABRAL, Viviane Vieira. O corpo dos bebês na constituição da especificidade da docência na Educação Infantil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

CASTODI, Geane de Aquino. “Tchau, creche! adeus, creche! vamos pra escola!”: os sentidos que as crianças da educação infantil constroem sobre a escola de ensino fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

CASTRO, Joselma Salazar de. A constituição da linguagem e as estratégias de comunicação dos e entre os bebês no contexto coletivo da educação infantil. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

COUTINHO, Ângela Maria Scalabrin. A ação social dos bebês: um estudo etnográfico no contexto da creche. 2010. Tese. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2010.

DELLA FLORA, Maristela. Crianças e Natureza: uma possibilidade criadora na Educação Infantil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

DUTRA, Cristian Pedro Rubini. 'Andando' na cadeirinha: reflexões sobre as infâncias automobilizadas da Grande Florianópolis. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

FRANZONI, Juliana Ribeiro Alves. Desafios e possibilidades à consolidação de uma proposta democrática na educação Infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

GAUDIO, Eduarda. Relações sociais na educação infantil: dimensões étnico-raciais, corporais e de gênero. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

JACQUES, Eneida Holz Jacques. Inserção na creche: estudo de caso de um bebê recém-chegado. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

LESSA, Juliana Schumacker. O espaço alimentar e seu papel na socialização da infância: o caso de uma creche pública. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

MAFRA, Aline Helena. "Aqui a gente tem regra pra tudo": Formas regulatórias na educação das crianças pequenas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

NAZÁRIO, Roseli. A infância das crianças pequenas no contexto de acolhimento institucional: narrativas de meninas e meninos na Casa (Lar). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

NOGUEIRA E SILVA, Leonardo. Evídeo: ou da Educação com imaginação na Infância Filosofante. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta De. Do outro lado: a infância sob o ponto de vista das crianças no interior da creche. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

PAULA, Elaine De. "Vem Brincar na rua!". Entre o quilombo e a Educação Infantil: capturando expressões, experiências e conflitos de crianças quilombolas no entremeio desses contextos. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

RODRIGUES, Zoleima Pompeo. A Inserção na relação educativo-pedagógica da Educação Infantil. 2017. Dissertação. (Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

SCHIMITT, Rosinete Valdeci. As relações sociais entre professoras, bebês e crianças pequenas: contornos da ação docente. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

SPONCHIADO, Justina Inês. "Da relação com a escola e seus saberes entre crianças (d)e famílias de "baixa renda" - um estudo a partir de uma instituição pública da Ilha de Santa Catarina. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

SILVA, Márcia Agostinho da. “Vai sentar! Parece que tem bicho forgulha no corpo!”: o “lugar” das crianças na creche. 2010. Dissertação. (Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

RIVERO, Andréa Simões. O brincar e a constituição social das crianças e de suas infâncias em um contexto de educação infantil. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

VANZUITA, Simone. Relações étnico-raciais: orientações, leis e práticas nas instituições de educação infantil. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

VASCONCELOS, Giselle Silva Machado De. "Você vai ter que aprender a desobedecer!" A participação das crianças nas relações pedagógicas: um estudo de caso na educação infantil. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

VASCONCELOS, Giselle Silva Machado De. A participação infantil nas ações pedagógicas: um estudo das relações educativas em um contexto de Educação Infantil pública. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

Publicado

2021-11-09