Ética nas pesquisas com crianças: desafios que marca(ra)m os 30 anos de história do núcleo de estudos e pesquisas da educação na pequena infância (NUPEIN – CED/UFSC)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e80418

Resumen

O texto ora apresentado traz reflexões sobre a produção do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN - CED/UFSC), ao longo dos 30 anos de sua existência, e adota como recorte a ética nas pesquisas com crianças. Comporta discussões tecidas no âmbito no V GRUPECI (2016) e amplia o debate a partir das pesquisas defendidas após o encontro de 2016, colocando em destaque um conjunto de desafios enfrentados no decurso dessas três décadas. Entre os desafios, à luz dos Estudos da Infância, ressalta alguns tensionamentos referentes à escuta das vozes das crianças nas pesquisas, a necessidade de uma postura de permanente reflexividade crítica, bem como, aqueles concernentes à simetria ética convocada aos estudos, entendendo alteridades e similitudes como aspectos que integram uma relação dialógica entre adultos e crianças.

Biografía del autor/a

Roseli Nazário, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB, 1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC, 2002) e doutorado em Educação nesta mesma Universidade, na linha Ensino e Formação de Educadores (EFE - PPGE/UFSC, 2014). Realizou um estágio doutoral na Universidade do Minho, em Portugal (UMinho, 2012/2013). É professora titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC campus Camboriú). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Superior e formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância; políticas públicas para a infância; educação infantil; formação de professores; acolhimento institucional. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Primeira Infância (NUPEIN) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância (GEPEI), ambos vinculados ao Centro de Ciências da Educação da UFSC, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos, do IFC. Compõe a comissão executiva do Fórum Regional de Educação Infantil da Foz do Rio Itajaí (FREIFOZ). 

Andréa Simões Rivero, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina

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Publicado

2021-11-09