O que estamos fazendo da infância? Consideraç˜ões sobre o nascimento e a natalidade a partir de Hannah Arendt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81419

Resumo

A partir da análise arendtiana da condição humana, buscamos dar uma resposta para o que estamos fazendo da infância. Nesse ensaio, primeiro, tentamos mostrar como a atividade da educação se relaciona com as condições do nascimento e da natalidade; e, depois, como no âmbito educativo a responsabilidade pela conservação dos objetos da cultura e da novidade que vem ao mundo a cada nascimento se relaciona com a promessa de que nosso mundo comum possa transcender a efemeridade de nossas vidas.

Biografia do Autor

Eduardo Pereira Batista, Universidade de São Paulo

Doutor em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP); mestre em Filosofia da Educação pela FE-USP; licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Atualmente é coordenador pedagógico na Rede Municipal de Vinhedo-SP e professor temporário na FE-USP.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Potência do pensamento, A: Ensaios e conferências. Trad. António Guerreiro. 1ª ed.; 2ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

ARENDT, Hannah. Condição Humana, A. Trad. Roberto Raposo; revisão técnica e apresentação Adriano Correia. 12ª ed.; 2ª reimp. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

ARENDT, Hannah. Diario Filosófico: 1950-1973. Editado por Ursula Ludz e Ingebord Nordmann. Trad. Raúl Gabás. Barcelona: Herder, 2006.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro Barbosa. 7ª ed.;1ª reimp. São Paulo: Perspectiva, 2013.

ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. Trad. Denise Bottman; posfácio Celso Lafer. São Paulo: Companhia das Letras, 2008b.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. 3ª reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BATISTA, Eduardo. Entre a fragilidade da educação e a potência da escola. Tese. Faculdade de Educação: Universidade de São Paulo, 2021.

BENVENISTE, Émile. Vocabulário das instituições indo-europeias, O. Vol II. Trad. Denise Bottman e Eleonora Bottmann. Campinas: Editora Unicamp, 1995.

COMTE, Auguste. Curso de Filosofia Positiva. In: Auguste Comte. Trad. José Arthir Giannotti e Miguel Lemos. São Paulo: Abril Cultural, 1988.

CORREIA, Adriano. Prefácio. In: CARVALHO, J. S. Educação, uma herança sem testamento. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2017.

JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. Trad. Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. 7a ed. São Paulo: Cultrix, 1988.

KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise: uma contribuição à patogênese do mundo burguês. Trad. Luciana Villas-Boas Castelo-Branco. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.

LARROSA, Jorge. Enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro, O. In: Pedagogia Profana: Danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2015.

MARX, Karl. 18 de Brumário de Luís Bonaparte, O. In: Manuscritos econômicos-filosóficos e outros textos escolhidos. Trad. José Carlos Bruni (et al.). 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

RANCIÈRE, Jacques. Ecole, production, égalité. In: L’ecole de la democracie. Paris: Edilig, Fondation Diderot, 1988. Disponível em: http://horlieu-editions.com/textes-en-ligne/politique/ranciere-ecole-production-egalite.pdf. Acesso em: 23 de mar. de 2018.

RICOEUR, Paul. Si-mesmo como outro, O. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

Publicado

2021-08-16