Políticas educacionais neoconservadoras e suas implicações para as propostas curriculares da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81656

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a incidência dos ideais neoconservadores no processo de elaboração das políticas curriculares nacionais mandatórias para educação infantil, com ênfase para os processos de tensão envolvidos na construção da Base Nacional Comum Curricular. Parte do pressuposto que as políticas educacionais têm sido caracterizadas pelo retorno de pautas conservadoras trazidas por movimentos ultraliberais e neopentecostais, contrariando toda a produção científica que o campo da educação infantil produziu nas últimas décadas e ameaçando princípios constitucionais como a laicidade do Estado e a pluralidade de ideias. Metodologicamente, esse estudo foi desenvolvido de forma bibliográfica e documental. Concluímos que o contexto de ascensão ao poder pela Nova Direita não é um processo isolado no Brasil e sua ascendência fez emergir projetos formulados por grupos hegemônicos cujo fim, em última análise, acarreta em retrocesso nas políticas curriculares educacionais para a Educação Infantil.

Biografia do Autor

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013-2015). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professora visitante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFPB) e em Ensino (UERN). Coordenou o Programa do PROCAD/CAPES NF 797/2010, é pesquisadora Associada do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação) e da Cátedra UNESCO de Profissionalização Docente. É membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da Universidade Federal da Paraíba e do Fórum Estadual de Educação da Paraíba (FEE-PB). É coordenadora do Fórum de Educação Infantil da Paraíba (FEIPB) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança (NUPEC). Tem experiência nas áreas de Educação e de Psicologia, com ênfase em Educação Infantil, Desenvolvimento Humano e Educação em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, educação infantil, políticas públicas educacionais, educação em direitos humanos e educação inclusiva.

Francisco Alex Pereira Soares, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) na linha de Políticas Educacionais (PE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2016) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas educacionais, currículo. avaliação. educação de jovens e adultos, ensino religioso e políticas públicas.

Ivanilda Dantas de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Licenciatura em Pedagogia (UFPB); Especialista em Orientação e Supervisão Educacional (UEPB); Especialista em Educação Infantil (UFPB); Mestra em Educação pela linha de pesquisa Políticas Públicas e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/ UFPB; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/ UFPB, linha de pesquisa Políticas Educacionais. Experiência Acadêmico-Profissional: atuou com professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Orientadora Pedagógica, Professora do Ensino Superior (área de educação) e da Pós- Graduação em Educação. Atualmente é pedagoga da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da UFCG. 

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Publicado

2021-08-16