Odisseia(s): pesquisa(s), criança(s)/infância(s), imaginação e educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e82656Resumo
O presente artigo tece reflexões sobre o processo de constituição da autora como pesquisadora e, simultaneamente, a construção de sua investigação em nível de mestrado (1999-2001), que teve com foco o olhar das crianças (de 5 a 6 anos de idade) sobre suas infâncias, numa instituição pública de Educação Infantil. Para tal, o texto recupera e amplia conceitos basilares da pesquisa citada; reapresenta dados coletados e analisados na época, bem como expande a interpretação dos mesmos, considerando os recentes estudos teóricos feitos pela autora, advindos, especialmente, do campo da fenomenologia, da arte e da imaginação, elaborados em diferentes áreas. Entretanto, mais do que refutar os resultados obtidos em 2001, destaca-se a possibilidade de aprofundar, expandir o diálogo com as crianças, reafirmando a riqueza da imaginação poética na infância; a complexidade das suas falas, desenhos e de seus olhares sobre suas infâncias na creche.
Referências
ARFOUILOUX, Jean Claude. A entrevista com a criança: a abordagem da criança através do diálogo, do brinquedo e do desenho. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1976.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001a.
DUSCHATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel. Políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte, Minas Gerais: Autêntica, 2001, p.119-138.
EGAN, Kieran. Começar como o que o aluno conhece ou com o que o aluno pode imaginar? In: Revista de Ciências Humanas. Universidade do Extremo Sul Catarinense. V.10, n.2 (2004) – Criciúma: FUCRI/UNESC, 2004, p.19-25.
FIGA, María Esperanza. As outras crianças. In: LAROSSA, Jorge e LARA, Nuria Péres de. (Orgs.) Imagens do Outro. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998, p.87-114.
HELD, Jacqueline. O imaginário no poder. As crianças e a literatura fantástica. São Paulo: Summus, 1980.
KINDERSLEY, Barnabas e KINDERSLEY, Anabel. Crianças como você: uma emocionante celebração da infância no mundo. São Paulo: Ática/UNICEF, 1996.
KING, Stephen Michael. Patrícia. São Paulo: Brinque-book, 2008.
LAROSSA, Jorge. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LAROSSA, Jorge e LARA, Nuria Péres de. (Orgs.) Imagens do Outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, p.67-86.
MALAGUZZI, Loris. Ao contrário, as cem existem. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella: FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta de. “Entender o Outro (...) Exige mais, quando o Outro é uma Criança”. Reflexões em Torno da Alteridade da Infância no Contexto da Educação Infantil. In: SARMENTO, Manuel Jacinto e CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: ASA Editores, 2002, p.181-204.
OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta de. Do outro lado: a infância sob o olhar das crianças. 2001. Dissertação (Dissertação em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
PINTO, Ziraldo Alves. O menino maluquinho. São Paulo: Editora: melhoramentos, 1994.
SALGADO, Sebastião. Retratos do Êxodo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SARAMAGO, José. O conto da ilha desconhecida. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As Culturas da Infância nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto e CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: ASA Editores, 2002, p.09-34.
SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: ASA Editores, 2002.
SCHMITT, Rosinete Valdeci. “Mas eu não falo a língua deles!”: relações sociais dos bebês num contexto de educação infantil. 2008. Dissertação (Dissertação em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
SILVA, Maurício Roberto da. Entre a visibilidade e a banalização: a celebração da infância no mundo ou um festival mercadológico do The United Collores of Benetton. Revista Proposições, vol.8, n. 1, v.22, 1997, p.61-66.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A imaginação da criança e do adolescente. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e Criação na Infância. São Paulo: Ática, 2009, p.43-53.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.