Odisseia(s): pesquisa(s), criança(s)/infância(s), imaginação e educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e82656

Resumo

O presente artigo tece reflexões sobre o processo de constituição da autora como pesquisadora e, simultaneamente, a construção de sua investigação em nível de mestrado (1999-2001), que teve com foco o olhar das crianças (de 5 a 6 anos de idade) sobre suas infâncias, numa instituição pública de Educação Infantil. Para tal, o texto recupera e amplia conceitos basilares da pesquisa citada; reapresenta dados coletados e analisados na época, bem como expande a interpretação dos mesmos, considerando os recentes estudos teóricos feitos pela autora, advindos, especialmente, do campo da fenomenologia, da arte e da imaginação, elaborados em diferentes áreas. Entretanto, mais do que refutar os resultados obtidos em 2001, destaca-se a possibilidade de aprofundar, expandir o diálogo com as crianças, reafirmando a riqueza da imaginação poética na infância; a complexidade das suas falas, desenhos e de seus olhares sobre suas infâncias na creche.

Biografia do Autor

Alessandra Mara Rotta de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998) e Doutora em Educação (2008) pela mesma Universidade, com Doutorado Sanduíche na Universitá Cattolica del Sacro Cuore (Milão / Itália, 2006-2007), tendo como tema investigativo a linguagem da escultura e imaginação entre as crianças pequenas. Estágio pós-doutoral na Università Degli Studi di Firenze (2015-2016) tendo como foco o teatro para crianças de 0 a 3 anos de idade e a pedagogia da Infância. Professora Adjunta III da Universidade Federal de Santa Catarina, atua como docente junto ao Centro de Ciências da Educação - Departamento de Metodologia de Ensino, ministrando disciplinas relacionadas a arte, imaginação, brinquedos e brincadeiras na educação da infância. Realiza pesquisas com ênfase nas temáticas: arte, imaginação, práticas pedagógicas na educação infantil e formação de professores(as). Desenvolve ações de extensão vinculadas a infância, arte. Como pesquisadora é membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA), Núcleo de Estudos e Pesquisas da Pequena Infância (NUPEIN) ambos da UFSC.

Referências

ARFOUILOUX, Jean Claude. A entrevista com a criança: a abordagem da criança através do diálogo, do brinquedo e do desenho. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1976.

BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001a.

DUSCHATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel. Políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte, Minas Gerais: Autêntica, 2001, p.119-138.

EGAN, Kieran. Começar como o que o aluno conhece ou com o que o aluno pode imaginar? In: Revista de Ciências Humanas. Universidade do Extremo Sul Catarinense. V.10, n.2 (2004) – Criciúma: FUCRI/UNESC, 2004, p.19-25.

FIGA, María Esperanza. As outras crianças. In: LAROSSA, Jorge e LARA, Nuria Péres de. (Orgs.) Imagens do Outro. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998, p.87-114.

HELD, Jacqueline. O imaginário no poder. As crianças e a literatura fantástica. São Paulo: Summus, 1980.

KINDERSLEY, Barnabas e KINDERSLEY, Anabel. Crianças como você: uma emocionante celebração da infância no mundo. São Paulo: Ática/UNICEF, 1996.

KING, Stephen Michael. Patrícia. São Paulo: Brinque-book, 2008.

LAROSSA, Jorge. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LAROSSA, Jorge e LARA, Nuria Péres de. (Orgs.) Imagens do Outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, p.67-86.

MALAGUZZI, Loris. Ao contrário, as cem existem. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella: FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: ARTMED, 1999.

OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta de. “Entender o Outro (...) Exige mais, quando o Outro é uma Criança”. Reflexões em Torno da Alteridade da Infância no Contexto da Educação Infantil. In: SARMENTO, Manuel Jacinto e CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: ASA Editores, 2002, p.181-204.

OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta de. Do outro lado: a infância sob o olhar das crianças. 2001. Dissertação (Dissertação em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

PINTO, Ziraldo Alves. O menino maluquinho. São Paulo: Editora: melhoramentos, 1994.

SALGADO, Sebastião. Retratos do Êxodo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SARAMAGO, José. O conto da ilha desconhecida. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As Culturas da Infância nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto e CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: ASA Editores, 2002, p.09-34.

SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: ASA Editores, 2002.

SCHMITT, Rosinete Valdeci. “Mas eu não falo a língua deles!”: relações sociais dos bebês num contexto de educação infantil. 2008. Dissertação (Dissertação em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

SILVA, Maurício Roberto da. Entre a visibilidade e a banalização: a celebração da infância no mundo ou um festival mercadológico do The United Collores of Benetton. Revista Proposições, vol.8, n. 1, v.22, 1997, p.61-66.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A imaginação da criança e do adolescente. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e Criação na Infância. São Paulo: Ática, 2009, p.43-53.

Publicado

2021-11-09