Odisseia(s): pesquisa(s), criança(s)/infância(s), imaginação e educação infantil
DOI :
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e82656Résumé
O presente artigo tece reflexões sobre o processo de constituição da autora como pesquisadora e, simultaneamente, a construção de sua investigação em nível de mestrado (1999-2001), que teve com foco o olhar das crianças (de 5 a 6 anos de idade) sobre suas infâncias, numa instituição pública de Educação Infantil. Para tal, o texto recupera e amplia conceitos basilares da pesquisa citada; reapresenta dados coletados e analisados na época, bem como expande a interpretação dos mesmos, considerando os recentes estudos teóricos feitos pela autora, advindos, especialmente, do campo da fenomenologia, da arte e da imaginação, elaborados em diferentes áreas. Entretanto, mais do que refutar os resultados obtidos em 2001, destaca-se a possibilidade de aprofundar, expandir o diálogo com as crianças, reafirmando a riqueza da imaginação poética na infância; a complexidade das suas falas, desenhos e de seus olhares sobre suas infâncias na creche.
Références
ARFOUILOUX, Jean Claude. A entrevista com a criança: a abordagem da criança através do diálogo, do brinquedo e do desenho. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1976.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001a.
DUSCHATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel. Políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte, Minas Gerais: Autêntica, 2001, p.119-138.
EGAN, Kieran. Começar como o que o aluno conhece ou com o que o aluno pode imaginar? In: Revista de Ciências Humanas. Universidade do Extremo Sul Catarinense. V.10, n.2 (2004) – Criciúma: FUCRI/UNESC, 2004, p.19-25.
FIGA, María Esperanza. As outras crianças. In: LAROSSA, Jorge e LARA, Nuria Péres de. (Orgs.) Imagens do Outro. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998, p.87-114.
HELD, Jacqueline. O imaginário no poder. As crianças e a literatura fantástica. São Paulo: Summus, 1980.
KINDERSLEY, Barnabas e KINDERSLEY, Anabel. Crianças como você: uma emocionante celebração da infância no mundo. São Paulo: Ática/UNICEF, 1996.
KING, Stephen Michael. Patrícia. São Paulo: Brinque-book, 2008.
LAROSSA, Jorge. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LAROSSA, Jorge e LARA, Nuria Péres de. (Orgs.) Imagens do Outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, p.67-86.
MALAGUZZI, Loris. Ao contrário, as cem existem. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella: FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta de. “Entender o Outro (...) Exige mais, quando o Outro é uma Criança”. Reflexões em Torno da Alteridade da Infância no Contexto da Educação Infantil. In: SARMENTO, Manuel Jacinto e CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: ASA Editores, 2002, p.181-204.
OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta de. Do outro lado: a infância sob o olhar das crianças. 2001. Dissertação (Dissertação em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
PINTO, Ziraldo Alves. O menino maluquinho. São Paulo: Editora: melhoramentos, 1994.
SALGADO, Sebastião. Retratos do Êxodo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SARAMAGO, José. O conto da ilha desconhecida. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As Culturas da Infância nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto e CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: ASA Editores, 2002, p.09-34.
SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: ASA Editores, 2002.
SCHMITT, Rosinete Valdeci. “Mas eu não falo a língua deles!”: relações sociais dos bebês num contexto de educação infantil. 2008. Dissertação (Dissertação em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
SILVA, Maurício Roberto da. Entre a visibilidade e a banalização: a celebração da infância no mundo ou um festival mercadológico do The United Collores of Benetton. Revista Proposições, vol.8, n. 1, v.22, 1997, p.61-66.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A imaginação da criança e do adolescente. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e Criação na Infância. São Paulo: Ática, 2009, p.43-53.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.