A dimensão estética do desenho livre e suas implicações no processo de formação das funções psicológicas superiores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e83300

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural, Educação estética, Desenho livre, Educação Infantil

Resumo

A partir da abordagem Histórico-Cultural em Psicologia, o presente texto apresenta parte dos resultados de uma intervenção que buscou compreender as formas de expressão do desenho livre na Educação Infantil, as suas implicações no processo de formação das funções psicológicas superiores e as mediações docentes em grupos. Com base no aporte de pesquisa do método cartográfico foi realizada uma pesquisa-intervenção, a partir da aplicação de oficina de desenho livre numa turma da pré-escola com crianças de 5 anos. Durante a realização da oficina observou-se que a prática do desenho livre é uma atividade que precisa ser ampliada na infância, pois permite à criança a emergência e a elaboração de sentidos estéticos, verificou-se também que em torno dessa prática existem significados reducionistas inadequados que precisam ser discutidos a nível de formação docente e cultura infantil.

Biografia do Autor

Alisson Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professor da rede pública municipal da cidade de Santo Antônio de Jesus - Bahia. Coordenador pedagógico da Creche Criança Feliz I. Integrante do grupo de pesquisa TRACE, cujo interesse se constrói na interface entre Trajetórias de vida, Culturas e Educação. Áreas de interesse: Formação docente, Origem e Organização das Funções Psicológicas Superiores, Desenvolvimento Humano, Psicologia Cognitiva da leitura, habilidades metalinguísticas e aprendizagem da leitura e escrita.

Mirela Figueiredo Santos Iriart, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Graduei-me em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia em 1995 e entre 2000 e 2005 realizei o mestrado e o doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Sou professora Plena em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ensinando as disciplinas Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano para os cursos de licenciatura. Nos últimos anos tenho me dedicado à pesquisas em torno das trajetórias juvenis em contextos de vulnerabilidade social, das culturas juvenis urbanas, das transições para vida adulta, recortados pela diversidade social, de gênero e étnico racial, e na relação com a escola, em espaços formais e não formais de educação. Atuo desde 2010 no programa de Pós-graduação em Educação da UEFS, orientando estudantes de Mestrado em seus projetos de dissertação, no ensino de disciplinas tais como Juventude e Educação, Culturas e Educação e Metodologia da Pesquisa em Educação. Coordeno o grupo de pesquisa TRACE cujo interesse se constrói na interface entre trajetórias de vida, Culturas e Educação. Entre o período de Setembro de 2014 e Agosto de 2015 realizei estágio pós-doutoral na London School of Economics and Political Science (LSE), junto ao Departamento de Psicologia Social e em parceria com a Professora Sandra Jovchelovitch, aprofundando meus estudos na perspectiva da Psicologia Social, Cultural e Dialógica. Atualmente coordeno a pesquisa Processos de Ingresso no Ensino Superior: desafios, suportes e transições entre jovens em universidades públicas da Bahia.

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê: A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos