A perspectiva das famílias sobre atividades remotas na educação infantil em tempos de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e84086Resumo
A pesquisa investigou a perspectiva das famílias brasileiras sobre a relação com creches/pré-escolas no contexto da Pandemia de COVID-19, mais especificamente frente à adoção de atividades remotas, e seus impactos no ambiente familiar e na vivência da criança. Participaram do estudo, realizado em 2020 por meio de questionário online, 880 responsáveis por crianças de 0 a 6 anos de creches/pré-escolas. Os dados foram analisados quali-quantitativamente. A maioria das instituições de educação infantil propunha atividades remotas lúdicas. Em virtude das reconfigurações do ambiente doméstico, experiências educacionais significadas como relevantes para crianças coexistiam com desafios e sofrimentos nas famílias para atenderem demandas das instituições. Evidencia-se a necessidade de considerar a nova dinâmica doméstica, na relação educação infantil e família, em prol do desenvolvimento infantil integral.
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