The perspective of families towards remote activities for early childhood education in times of COVID-19

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e84086

Abstract

This research investigated Brazilian families’ perspective about the relationship with daycare/preschools in the COVID-19 pandemic context, more specifically concerning the adoption of remote activities, and its impacts on the family environment and child’s experiences. 880 guardians of children aged 0 to 6 years enrolled in daycare/preschools participated in the study conducted in 2020 through an online questionnaire. The data was quali-quantitatively analyzed. Most early childhood education institutions proposed play based remote activities. Due to reconfigurations of domestic environment, meaningful educational experiences for children coexisted with challenges and sorrow in families. Having in mind the full development of children, the relationship between families and early childhood education institutions must consider these new domestic dynamics.

Autor/innen-Biografien

Luciana Pereira de Lima, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

É professora Adjunta no Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia; Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É pós-doutora pela Universidade Federal de Rondônia. É membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Possui os seguintes temas de interesse e investigação: Educação Infantil em áreas urbanas e rurais; relação escola-família; violência contra a criança e educação; e políticas públicas educacionais para a infância. 

Regiane Sbroion de Carvalho , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação

Possui graduação em Psicologia - Licenciatura, Bacharelado Formação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade do Estado de São Paulo (FFCLRP-USP). Realizou estágio doutoral no Institut d'Études Politique de Grenoble (França). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Estudos da Subjetividade e da Formação Humana (DESF) na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EDU-UERJ). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, da Educação e Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, participação infantil, participação política da criança e infância em territórios rurais. 

Ana Paula Soares da Silva, Universidade de São Paulo - USP

É Professora Livre-Docente da Universidade de São Paulo e atua no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Possui mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutoral na Katholieke Universiteit Nijmegen (Holanda). É Pós-Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IPUSP). Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento - ABPD (2010/2012). Coordenou o Grupo Nacional de Trabalho Orientações Curriculares para a Educação Infantil do Campo, instituído pela COEDI/SEB/MEC. Compôs a Coordenação Geral da Pesquisa Nacional sobre oferta e demanda da educação infantil no campo (MEC/SEB/COEDI/UFRGS, 2012). Coordena o Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE/FFCLRP-USP). É revisora de revistas nacionais e internacionais. É membro do GT Psicologia Ambiental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Ministra disciplinas e supervisiona estágios, na Graduação, nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Ambiental. Pesquisa e realiza atividades de extensão relacionadas aos seguintes temas: relações sujeito-ambiente em contextos rurais, periurbanos e urbanos; espaço e relações intergeracionais; subjetividade, educação e infância nos territórios rurais e urbanos; educação infantil em áreas urbanas e rurais; avaliação de espaços, políticas e programas para a infância; dinâmicas psicossociais em territórios periféricos.É Professora Livre-Docente da Universidade de São Paulo e atua no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Possui mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutoral na Katholieke Universiteit Nijmegen (Holanda). É Pós-Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IPUSP). Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento - ABPD (2010/2012). Coordenou o Grupo Nacional de Trabalho Orientações Curriculares para a Educação Infantil do Campo, instituído pela COEDI/SEB/MEC. Compôs a Coordenação Geral da Pesquisa Nacional sobre oferta e demanda da educação infantil no campo (MEC/SEB/COEDI/UFRGS, 2012). Coordena o Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE/FFCLRP-USP). É revisora de revistas nacionais e internacionais. É membro do GT Psicologia Ambiental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Ministra disciplinas e supervisiona estágios, na Graduação, nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Ambiental. Pesquisa e realiza atividades de extensão relacionadas aos seguintes temas: relações sujeito-ambiente em contextos rurais, periurbanos e urbanos; espaço e relações intergeracionais; subjetividade, educação e infância nos territórios rurais e urbanos; educação infantil em áreas urbanas e rurais; avaliação de espaços, políticas e programas para a infância; dinâmicas psicossociais em territórios periféricos.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2022-03-21