Era uma vez… literatura e vivências estéticas na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e84621

Palavras-chave:

Educação Infantil, Literatura, Arte

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar práticas pedagógicas com a literatura na Educação Infantil, a fim de refletir sobre possibilidades de infâncias propositoras de sentido estético. As experiências foram desenvolvidas junto a 16 crianças da Educação Infantil (Pré-escola), de uma instituição pública do norte do Estado do Paraná. Para a produção de dados, foram utilizadas gravações de áudio, filmagens e diário de campo. Defende-se que o movimento dialético prática-teoria-prática pode possibilitar uma nova percepção frente ao acesso à literatura. Assim, trata-se de uma pesquisa de abordagem crítico-dialética, com análise a partir de autores como Lukács (1965, 1970) e Vigotski (1986, 2001, 2010, 2014). A proposta não se furtou da escuta, das elaborações, do conhecimento de mundo e das produções orais pelas próprias crianças, elementos fundamentais para vivências estéticas na infância.

Biografia do Autor

Nathalia Martins Beleze, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Educação - UEL, Especialista em Docência na Educação Superior- UEL, graduada em Pedagogia- UEL, formação em magistério nível médio. É professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, na área de Didática e professora estatutária do Município de Londrina.

Letícia Vidigal, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na linha de pesquisa: Docência: Saberes e Práticas, núcleo: Ação Docente. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2017-2019), com ênfase de estudo em ações docentes com a Leitura Literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da perspectiva sócio-histórica. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2012-2016). Atualmente, é professora dos Anos Iniciais do município de Cambé-PR e professora colaboradora da área de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Universidade Estadual de Londrina, atuando na disciplina Didática da Geografia.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Letras na UEL(2008) e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Educação. leitura, ato de ler, ensino e aprendizagem, literatura, planejamento e teorias pedagógicas. O Doutorado em Letras na UEL foi centrado nos Estudos Literários, Linha de Pesquisa Cânones, Idéias e Lugares. É líder do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia HIstórico-Crítica. Faz parte do Grupo de Pesquisa PROLEAO - Processos de leitura e Escrita: apropriação e objetivação da UNESP - Campus Marília - SP e do projeto PROCAD 2014. Foi professora QPM de Língua Portuguesa até 2010 e PDE- 2007. É professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL, na área de Didática e professora da Programa de Pós-Graduação em Educação - UEL. Foi coordenadora do Projeto OBEDUC: A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a prática pedagógica na Universidade Estadual de Londrina e bolsista OBEDUC e atualmente é coordenadora do projeto leitura e atividade de estudo: práticas pedagógicas com a leitura literária na Educação Básica. É integrante do Comitê Assessor de Área de Ciências Humanas (CAAs) da Fundação Araucária no período de 2020 a 2024.

Referências

ALPHEN, Jean-Claude Ramos. A outra história de Chapeuzinho Vermelho / Jean-Claude R. Alphen, [ilustrações do autor]. ─ São Paulo: Salamandra, 2016.

ARENA, Dagoberto Buim. O ensino da ação de ler e suas contradições. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 237-247, jan./jun. 2010.

ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia; DUARTE, Newton. A arte e o ensino de literatura na educação escolar. Contexto, Vitória, n. 27, p. 238-258, jan. 2015.

BRASIL. Programa Nacional Biblioteca na Escola: literatura fora da caixa: elaborada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais. Brasília, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo / Chico Buarque; ilustrações Ziraldo ─ 40 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

COELHO, Nelly Novaes. O Conto de fadas. São Paulo: Editora Ática, 2012.

DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cad. Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 44-63, abril 2004. Disponível em: . Acesso em 22 set. 2017.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do Currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 9. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1959.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Os projetos de pesquisa: alguns fundamentos lógicos necessários. In BRYAN, Newton.; MIRANDA, Estela. (Editores). (Re) pensarlaeducación pública: aportes desde Argentina y Brasil, Córdoba: Ed Universidad Nacional de Córdoba, 2010.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012. Jorge Vercillo, 2015.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LIMA, Elieuza Aparecida. Infância e teoria histórico-cultural: (des) encontros da teoria e da prática. 2005, Tese (Doutorado em Ensino na Educação Brasileira). Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, 2005.

LINHARES, Thais. Rapunzel. Ed: Mundo mirim, 2014.

LUKÁCS, Georg. Ensaios sobre literatura. Coordenação de Leandro Konder. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1965.

LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista: sobre a categoria da particularidade. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1970.

MACHADO, Ana Maria. Cachinhos dourados. Ed: FTD, 2014.

MELLO, Suely Amaral. As práticas educativas e as conquistas de desenvolvimento das crianças pequenas. In: RODRIGUES, Elaine; ROSIN, Sheila Maria. (Orgs.) Infância e práticas educativas. Maringá: Eduem, 2007.

PERRAULT, Charles, 1628-1703. Contos da Mamãe Gansa. Charles Perrault, tradução de Ivone C. Benedetti ─ Porto Alegre, RS; L&PM, 2015.

REPINA, Tatʹi︠a︡na Alekseevna. Development of Imagination. In: ZAPOROZHETS, Alexander Vladimirovich.; ELKONIN, Daniiil. Borisovich. (Org.). The psychology of preschool children. Cambridge: MIT Press, 1974.

ROBERTS, Lynn. Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante. recontada por Lynn Roberts; ilustrada por David Roberts; tradução Denise Katchuian Dognini. ─ São Paulo: Zastras, 2009.

SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotski. Campinas: Autores Associados, 2016.

SALES, Rafael dos Santos Fernandes. A sociologia da literatura de Georg Lukács. Senso Comum, Goiás, n. 1, p. 67-75, 2009.

SILVA, Greice Ferreira da; ARENA, Dagoberto Buim. O pequeno leitor e o processo de mediação de leitura literária. Álabe, Spain, n. 6, p. 1-14, dez. 2012.

VERCILLO, Jorge. Vida é arte. Álbum: Vida É Arte, 2015.

VIGOTSKI, Lev. Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicol. USP, São Paulo, v.21 n.4, p. 681-701, jan. 2010.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. La imaginación y el arte en la infância. Akal: Madrid, 1986.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criatividade na infância. Tradução de João Pedro Fróis. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. Porto Alegre. 5ª ed. Global, 1985.

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê: A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos