Era uma vez… literatura e vivências estéticas na infância
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e84621Palavras-chave:
Educação Infantil, Literatura, ArteResumo
Este trabalho teve como objetivo apresentar práticas pedagógicas com a literatura na Educação Infantil, a fim de refletir sobre possibilidades de infâncias propositoras de sentido estético. As experiências foram desenvolvidas junto a 16 crianças da Educação Infantil (Pré-escola), de uma instituição pública do norte do Estado do Paraná. Para a produção de dados, foram utilizadas gravações de áudio, filmagens e diário de campo. Defende-se que o movimento dialético prática-teoria-prática pode possibilitar uma nova percepção frente ao acesso à literatura. Assim, trata-se de uma pesquisa de abordagem crítico-dialética, com análise a partir de autores como Lukács (1965, 1970) e Vigotski (1986, 2001, 2010, 2014). A proposta não se furtou da escuta, das elaborações, do conhecimento de mundo e das produções orais pelas próprias crianças, elementos fundamentais para vivências estéticas na infância.
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