Potencialidade infante no cinema nacional: discursos e produções de corpos e espaços na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e84963

Palavras-chave:

Infâncias, Educação, Cultura visual, Produções audiovisuais nacionais

Resumo

Esta escrita visa destacar a potencialidade infante, compreendida aqui como sendo aquilo que pode vir a ser, associada à infância - tempo/momento/terreno de possibilidades múltiplas e livres de preconceitos, em produções de curtas-metragens nacionais que exploram e apresentam diferentes representações de infâncias na contemporaneidade, para pensar a educação. Tem-se como problemática: o que essas infâncias têm ainda a nos dizer? O que esses corpos infantes da contemporaneidade ainda instigam e convidam a pensar a educação? A pesquisa se faz e refaz em meio a retalhos discursivos, imagens, falas, narrativas e intervalos, potências que geram reflexões, movimentam o pensamento diante de relações possibilitadas pela metodologia da bricolagem. Os resultados gerados apontam para uma (re)elaboração que se faz não somente na escrita de um trabalho final de Curso de Especialização, mas também na experiência corpórea tramadas a temática pretendida.

Biografia do Autor

Jéssica Maria Freisleben, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação PPGE/UFSM (2021 - ). Mestra em Educação (2016 - 2018) - pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSM) na Linha de Pesquisa LP4 - Educação e Artes. Especialista em Arte na Educação (2019), pela Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE. Licenciada em Artes Visuais (2012-2016) - Licenciatura Plena em Desenho e Plástica/UFSM. Licenciatura em Pedagogia (2019 -), pela UFSM. Especialista em Artes (2021) pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Integrante do MIRARTE: Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação/CNPq e participante do Projeto de Pesquisa "A potência edu(vo)cativa e (per)formativa das imagens para a formação docente: interlocuções entre arte, cultura visual e pedagogias culturais". Atualmente, é professora de Arte da rede Municipal de Roca Sales e atua com turmas de Pré ao 4o ano. Foi professora de Arte no Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maris/RS. Foi professora substituta do Instituto Federal Farroupilha - Campus Avançado Uruguaiana (2019). Foi professora de Arte (2016-2017), na rede de ensino da Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS. Possui interesse em áreas de pesquisa e atuação envolvendo arte, infâncias, cultura visual, pedagogias culturais e experimentações artísticas.

Rafael Lesses da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2018), curso-técnico-profissionalizante em Design Gráfico pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM/2011). Especialista em Gestão Educacional no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional / PPPG pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2021). Especialista em Arte pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/2021). Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional / PPPG (UFSM/2022). Atuou como professor na Rede Estadual de Educação de Ensino do Rio Grande do Sul (2020-2022). Atuou como professor na Rede Municipal de Educação de Ensino da cidade de Vila Nova do Sul (2019-2019). Atuou como bolsista de iniciação à docência (2014-2018) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto PIBID/Artes Visuais/UFSM. Integrante no grupo de pesquisa: "RIZOMA - Políticas, Currículo e Educação"/CNPq. Participante do projeto ?As políticas educativas e o campo do currículo: arena discursiva, fuga de sentidos? (UFSM/2018-2022). Integrante do projeto de extensão ?Imediações entre Arte e Cultura Visual: pedagogias culturais e produção de sentido? /CNPq (UFSM/2019-2023) e ?Artes Visuais e Suas I/mediações ? AVI(UFSM/2018-2022). Membro da Comissão Temporária do Acervo Artístico da UFSM (2021-2022). Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em pintura, bordado e Arte Educação. 

Daniela da Cruz Schneider, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Instituto de Letras e Artes (ILA), nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais. Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura, pela Universidade Federal de Pelotas; Experiência docente da área de Didáticas e Metodologias do Ensino da Arte, supervisão de estágios na área de Artes Visuais e práticas formativas em Artes Visuais. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Maloca Pandêmica: Gambiarras Docentes (FURG/UFPel). Coordena o Grupo de Estudos AFEE! - Arte, Formação e Experiência Estética (FURG). Vem desenvolvendo pesquisa nas conjugações ente arte e educação, centrando-se em poéticas docentes e formação estética.

Referências

ARIÈS, Phillippe, História Social da Criança e da Família. 2ª ed. Rio de Janeiro, RJ:LTC, 1981.

BARROS, Manoel. Meu quintal é maior do que o mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

BUCKINGHAM, David. Crecer en la era de los medios electrónicos. Madrid: Ediciones Morata, 2002.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 22, n 2, p. 59-79, jul./dez. 1997.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. IN: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Caminhos Investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005).

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo. Cortez. 1982.

FRESQUET, Adriana. Imagens do desaprender: Uma experiência de aprender com o cinema. Rio de Janeiro. Book Link; CINEAD-LISE-FE/UFRJ. 2007.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2006.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011, p. 31-50.

MOMO, Mariângela. Mídia e Consumo na produção de uma infância pósmoderna que vai à escola. Porto Alegre: UFRGS, 2007. (Tese de Doutorado) Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011, p. 209-226.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Estudos do discurso: Perspectivas teóricas. 1°ed. São Paulo. Parábola, 2013.

OLIVEIRA, Paula Ramos de. Filosofia e Infância: entre o improviso e a criação. IN: BORBA, Siomara; KOHAN, Walter (orgs). Filosofia, Aprendizagem, Experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

LARROSA, Jorge Bondia. O ensaio e a escrita acadêmica (Online). Educação e Realidade, 2004, p. 101-115.

LARROSA, Jorge Bondia. Notas sobre a experiência e o saber de experiência (Online). Revista Brasileira de Educação. 2002, p. 20-28.

OMELCZUK, Fernanda; FRESQUET, Adriana; SANTI; Angela, Medeiros. Educação, cinema e infância (Online) Interface: Comunicação saúde educação, 2015 p.387-394.

Publicado

2023-05-03