Children's potential in national cinema: discourses and productions of bodies and spaces in contemporary

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e84963

Keywords:

Childhoods, Education, Visual culture, National audiovisual productions

Abstract

This writing aims to highlight the child's potential, understood here as what it can become, associated with childhood - time/moment/ground of multiple possibilities and free from prejudice, in national short film productions that explore and present different representations of childhoods in contemporary times, to think about education. It is problematic: what do these childhoods still have to tell us? What do these infant bodies of contemporaneity still instigate and invite to think about education? The research is carried out and remade amidst discursive patches, images, speeches, narratives and intervals, powers that generate reflections, move thought in the face of relationships made possible by the methodology of bricolage. The generated results point to a (re)elaboration that is done not only in the writing of a final work of the Specialization Course, but also in the corporeal experience plotted the intended theme.

Author Biographies

Jéssica Maria Freisleben, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação PPGE/UFSM (2021 - ). Mestra em Educação (2016 - 2018) - pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSM) na Linha de Pesquisa LP4 - Educação e Artes. Especialista em Arte na Educação (2019), pela Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE. Licenciada em Artes Visuais (2012-2016) - Licenciatura Plena em Desenho e Plástica/UFSM. Licenciatura em Pedagogia (2019 -), pela UFSM. Especialista em Artes (2021) pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Integrante do MIRARTE: Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação/CNPq e participante do Projeto de Pesquisa "A potência edu(vo)cativa e (per)formativa das imagens para a formação docente: interlocuções entre arte, cultura visual e pedagogias culturais". Atualmente, é professora de Arte da rede Municipal de Roca Sales e atua com turmas de Pré ao 4o ano. Foi professora de Arte no Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maris/RS. Foi professora substituta do Instituto Federal Farroupilha - Campus Avançado Uruguaiana (2019). Foi professora de Arte (2016-2017), na rede de ensino da Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS. Possui interesse em áreas de pesquisa e atuação envolvendo arte, infâncias, cultura visual, pedagogias culturais e experimentações artísticas.

Rafael Lesses da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2018), curso-técnico-profissionalizante em Design Gráfico pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM/2011). Especialista em Gestão Educacional no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional / PPPG pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2021). Especialista em Arte pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/2021). Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional / PPPG (UFSM/2022). Atuou como professor na Rede Estadual de Educação de Ensino do Rio Grande do Sul (2020-2022). Atuou como professor na Rede Municipal de Educação de Ensino da cidade de Vila Nova do Sul (2019-2019). Atuou como bolsista de iniciação à docência (2014-2018) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto PIBID/Artes Visuais/UFSM. Integrante no grupo de pesquisa: "RIZOMA - Políticas, Currículo e Educação"/CNPq. Participante do projeto ?As políticas educativas e o campo do currículo: arena discursiva, fuga de sentidos? (UFSM/2018-2022). Integrante do projeto de extensão ?Imediações entre Arte e Cultura Visual: pedagogias culturais e produção de sentido? /CNPq (UFSM/2019-2023) e ?Artes Visuais e Suas I/mediações ? AVI(UFSM/2018-2022). Membro da Comissão Temporária do Acervo Artístico da UFSM (2021-2022). Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em pintura, bordado e Arte Educação. 

Daniela da Cruz Schneider, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Instituto de Letras e Artes (ILA), nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais. Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura, pela Universidade Federal de Pelotas; Experiência docente da área de Didáticas e Metodologias do Ensino da Arte, supervisão de estágios na área de Artes Visuais e práticas formativas em Artes Visuais. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Maloca Pandêmica: Gambiarras Docentes (FURG/UFPel). Coordena o Grupo de Estudos AFEE! - Arte, Formação e Experiência Estética (FURG). Vem desenvolvendo pesquisa nas conjugações ente arte e educação, centrando-se em poéticas docentes e formação estética.

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Published

2023-05-03