Itinerários e desafios acerca da participação das crianças na formação continuada de professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e85440Palavras-chave:
Brincar, Educação física, Formação continuada de professoresResumo
Nas últimas décadas, a formação continuada de professores tem sido objeto de discussão e análise. Somadas à estas questões, consolidam-se cada vez mais estudos que apontam para um olhar a respeito da infância a partir da leitura que as próprias crianças constroem sobre seus cotidianos. Este trabalho teve como objetivo reunir e apresentar reflexões circunscritas no desafio de contribuir com a formação continuada à luz da Sociologia da Infância. O percurso metodológico adotado é de natureza qualitativa e propositiva, incluindo-se revisão bibliográfica não sistemática e ações consolidadas a partir da formação continuada de professores de educação física da Prefeitura Municipal de Jundiaí, São Paulo, com a participação das crianças. Ao anunciarem as crianças que há pouco espaço e tempo para brincar na escola, é urgente considerarmos políticas educacionais que estabeleçam metas para assegurar tempos de brincar e, ainda, critérios para estabelecer a qualidade destes momentos nas creches, pré-escolas e escolas.
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