Itinerários e desafios acerca da participação das crianças na formação continuada de professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e85440

Palavras-chave:

Brincar, Educação física, Formação continuada de professores

Resumo

Nas últimas décadas, a formação continuada de professores tem sido objeto de discussão e análise. Somadas à estas questões, consolidam-se cada vez mais estudos que apontam para um olhar a respeito da infância a partir da leitura que as próprias crianças constroem sobre seus cotidianos. Este trabalho teve como objetivo reunir e apresentar reflexões circunscritas no desafio de contribuir com a formação continuada à luz da Sociologia da Infância. O percurso metodológico adotado é de natureza qualitativa e propositiva, incluindo-se revisão bibliográfica não sistemática e ações consolidadas a partir da formação continuada de professores de educação física da Prefeitura Municipal de Jundiaí, São Paulo, com a participação das crianças. Ao anunciarem as crianças que há pouco espaço e tempo para brincar na escola, é urgente considerarmos políticas educacionais que estabeleçam metas para assegurar tempos de brincar e, ainda, critérios para estabelecer a qualidade destes momentos nas creches, pré-escolas e escolas.

Biografia do Autor

Flávia Martinelli Ferreira, Universidad de la Republica Uruguay - UDELAR, Uruguai

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Educação Física pela mesma instituição. É Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Membro do grupo de estudos e pesquisa Imagem (FEF/UnB). Foi Diretora Científica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte CBCE/SP, na gestão 2017-2018 e 2019-2020 e é Membro do Comitê Científico do GTT 3 Corpo e Cultura da mesma entidade..Tem ampla experiência na área de Educação Física Escolar atuando como professora da educação básica de 2011 a 2018 e como professora no Instituto Superior de Educación Fisica da Universidad de la República de Uruguay desde 2021. Atualmente é pesquisadora Nivel I do Sistema Nacional de Investigadores da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (SNI/ANII) do Uruguay. 

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Publicado

2022-10-27