“Quem tem medo? Eu tenho! Então vamos brincar”: a construção de um projeto com crianças da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e85481Palavras-chave:
Pesquisa-ação, Medo, Educação Infantil, BrincarResumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir atividades desenvolvidas em um projeto que aborda a temática dos medos das crianças, dos seus familiares e da Educadora. Esse projeto foi construído por uma Educadora de uma turma de pré-escola de uma escola pública de Educação Básica, no município de Ijuí/RS, com a participação de vinte crianças de 4 a 5 anos. Nesta investigação, coletamos, organizamos e analisamos as anotações da Educadora em seu diário de aula, os trabalhos das crianças, bem como as fotos e as filmagens, os quais foram organizados em portfólios. Como resultados, destacam-se as interações e brincadeiras que fizeram com que as crianças compartilhassem os seus medos, participando das atividades junto com seus familiares e, desse modo, aproximando escola e comunidade. Isso contribuiu para que crianças e adultos brincassem e aprendessem uns com os outros enquanto aprendizes.
Referências
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: A infância. São Paulo: Planeta, 2003.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. Porto Alegre: Zouk, 2015.
DOURADO, Marília. Prólogo. In: RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: Escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
ECKSCHMIDT, Sandra. Ndiphilile: Eu estou viva! [S. l.: s.n.], 2015.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (Orgs.). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016a. v. 1.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (Orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016b. v. 2.
FREIRE, Ricardo; BRASIL, Jaime Vaz. A mochila da Camila. 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c4265VKwpYs. Acesso em: 06 maio 2021.
FRIEDMANN, Adriana. (Org.). Escuta e Observação de Crianças: processos inspiradores para educadores. São Paulo: Centro de Pesquisa e Formação SESC, 2018.
HOLLANDA, Chico Buarque de. Chapeuzinho Amarelo. 40. ed. São Paulo: Autêntica, 2017.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.
MEIRELLES, Renata. Prefácio. In: OLIVEIRA, Waléria Fortes de; NEUENFELDT, Adriano Edo (Orgs.). Cimento na Janela e Outras Histórias sobre A Vida na Escola. Santa Maria: Grupo Criançar, 2018.
MEIRELLES, Renata (Org.). Território do brincar: diálogo com escolas. São Paulo: Instituto Alana, 2015.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Trabalho de Campo: Contexto de observação, interação e descoberta. In: DESLANDES, Suelly Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (Orgs.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
MORAIS, Meraci Claudieli de Miranda; OLIVEIRA, Waléria Fortes de. Brincares: da espontaneidade à mediação. In: MELLO, Débora Teixeira de; CANCIAN, Viviane Ache; GALLINA, Simone Freitas da Silva (Orgs.). Formação para a docência na educação infantil: pedagogias, políticas e contextos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017.
QUINTEIRO, Jucirema; CARVALHO, Diana Carvalho de (Orgs.). Participar, brincar e aprender: exercitando os direitos da criança na escola. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
VEREDA, Grupo. Soy valiente. Buenos Aires, Argentina, 2016. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=41pflI8A4ws. Acesso em: 06 maio 2021.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. El problema del desarrollo cultural del niño y otros textos inéditos. Buenos Aires: editorial Almagesto, 1998. (Colección Inéditos).
VYGOTSKY, Lev Semyonovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV; Alexei Nikolaevich. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. (Coleção Educação Crítica).
ZABALZA, Miguel Angel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.