“Who's afraid? I've! then we're going to play”: building a project with children in childhood education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e85481

Keywords:

Action research, Afraid, Early Childhood Education, To play

Abstract

This research aims to present and discuss activities developed in a project that addresses the issue of fears of children, their families and the Educator. This project was built by an Educator of a preschool class of a public school of Basic Education, in the city of Ijuí/RS, with the participation of twenty children from 4 to 5 years old. In this investigation, we collected, organized and analyzed the Educator's notes in her class diary, the children's work, as well as the photos and footage, which were organized into portfolios. As a result, we highlight the interactions and games that made the children share their fears, participating in activities together with their families and, in this way, bringing school and community closer. This contributed to children and adults playing and learning from each other as learners.

Author Biographies

Adriano do Neunfeldt, Universidade de Vale do Tacuari - UNIVATES/RS

Possui doutorado em Ensino pela Univates/RS (2020); mestrado em Educação pela UFSM/RS (2006); especialização em Tecnologias da Comunicação e da Informação Aplicadas à Educação pela UFSM/RS (2011); graduação em Matemática Licenciatura Plena pela UFSM/RS (2002) e bacharelado em Desenho e Plástica pela UFSM/RS (2003). Experiência profissional: Professor substituto durante dois períodos (2004-2005 e 2007-2008) na Universidade Federal de Santa Maria vinculado ao Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação, ministrando disciplinas para os cursos de Pedagogia, Educação Especial e Licenciatura em Matemática. Também atuou como professor da Educação Básica na rede pública e privada de ensino. Esteve vinculado a UAB - Curso de Pedagogia Ead (UFSM), como professor pesquisador e conteudista no Curso de Pedagogia (2009-2010). De 2011 a 2018 esteve vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNIVATES (CETEC ? UNIVATES/RS), de Lajeado-RS, desenvolvendo disciplinas direcionadas às Ciências Exatas, como Cálculo, Métodos Numéricos, Álgebra, Pesquisa Operacional, Raciocínio Lógico, dentre outras, além de disciplinas em cursos Ead. Atualmente encontra-se sem vínculo empregatício. Temas de pesquisa e de interesse: Planejamentos de materiais que envolvem o Ensino a Distância, (com experiência desde 2005), incluindo o tema de pesquisa de doutorado, que oportuniza compreender vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs). Além disso, com ênfase na Matemática e Educação, a partir do mestrado, numa perspectiva interdisciplinar, procura elementos que aproximem a literatura infantil e a matemática, o que oportuniza a realização de oficinas pedagógicas e a publicação de livros infantis.

Waléria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora de Psicologia da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em seu doutorado, investigou o protagonismo infantil, através do brincar/jogar, seus espaços-tempos em distintos ambientes educativos, como os pátios e as ruas de uma vila ocupada por integrantes do movimento sem teto. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e ensino superior, metodologias para educação de crianças de zero a dez anos e protagonismo infantil. Atualmente, atua na formação de educadores lúdicos para distintos espaços educativos.

Meraci Claudieli de Miranda Moraes, Escola Municipal Fundamental Soares de Barros/ Ijuí/RS

Especialista em Docência na Educação Infantil; Professora na Escola Municipal Fundamental Soares de Barros/ Ijuí/RS

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Published

2022-10-27