“Quem tem medo? Eu tenho! Então vamos brincar”: a construção de um projeto com crianças da educação infantil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e85481

Mots-clés :

Pesquisa-ação, Medo, Educação Infantil, Brincar

Résumé

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir atividades desenvolvidas em um projeto que aborda a temática dos medos das crianças, dos seus familiares e da Educadora. Esse projeto foi construído por uma Educadora de uma turma de pré-escola de uma escola pública de Educação Básica, no município de Ijuí/RS, com a participação de vinte crianças de 4 a 5 anos. Nesta investigação, coletamos, organizamos e analisamos as anotações da Educadora em seu diário de aula, os trabalhos das crianças, bem como as fotos e as filmagens, os quais foram organizados em portfólios. Como resultados, destacam-se as interações e brincadeiras que fizeram com que as crianças compartilhassem os seus medos, participando das atividades junto com seus familiares e, desse modo, aproximando escola e comunidade. Isso contribuiu para que crianças e adultos brincassem e aprendessem uns com os outros enquanto aprendizes.

Bibliographies de l'auteur

Adriano do Neunfeldt, Universidade de Vale do Tacuari - UNIVATES/RS

Possui doutorado em Ensino pela Univates/RS (2020); mestrado em Educação pela UFSM/RS (2006); especialização em Tecnologias da Comunicação e da Informação Aplicadas à Educação pela UFSM/RS (2011); graduação em Matemática Licenciatura Plena pela UFSM/RS (2002) e bacharelado em Desenho e Plástica pela UFSM/RS (2003). Experiência profissional: Professor substituto durante dois períodos (2004-2005 e 2007-2008) na Universidade Federal de Santa Maria vinculado ao Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação, ministrando disciplinas para os cursos de Pedagogia, Educação Especial e Licenciatura em Matemática. Também atuou como professor da Educação Básica na rede pública e privada de ensino. Esteve vinculado a UAB - Curso de Pedagogia Ead (UFSM), como professor pesquisador e conteudista no Curso de Pedagogia (2009-2010). De 2011 a 2018 esteve vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNIVATES (CETEC ? UNIVATES/RS), de Lajeado-RS, desenvolvendo disciplinas direcionadas às Ciências Exatas, como Cálculo, Métodos Numéricos, Álgebra, Pesquisa Operacional, Raciocínio Lógico, dentre outras, além de disciplinas em cursos Ead. Atualmente encontra-se sem vínculo empregatício. Temas de pesquisa e de interesse: Planejamentos de materiais que envolvem o Ensino a Distância, (com experiência desde 2005), incluindo o tema de pesquisa de doutorado, que oportuniza compreender vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs). Além disso, com ênfase na Matemática e Educação, a partir do mestrado, numa perspectiva interdisciplinar, procura elementos que aproximem a literatura infantil e a matemática, o que oportuniza a realização de oficinas pedagógicas e a publicação de livros infantis.

Waléria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora de Psicologia da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em seu doutorado, investigou o protagonismo infantil, através do brincar/jogar, seus espaços-tempos em distintos ambientes educativos, como os pátios e as ruas de uma vila ocupada por integrantes do movimento sem teto. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e ensino superior, metodologias para educação de crianças de zero a dez anos e protagonismo infantil. Atualmente, atua na formação de educadores lúdicos para distintos espaços educativos.

Meraci Claudieli de Miranda Moraes, Escola Municipal Fundamental Soares de Barros/ Ijuí/RS

Especialista em Docência na Educação Infantil; Professora na Escola Municipal Fundamental Soares de Barros/ Ijuí/RS

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Publiée

2022-10-27