Conhecimentos sobre as crianças na formação de professores em Santa Catarina (1911-1947)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e86302Resumo
O presente artigo tem como foco os conhecimentos sobre as crianças presentes nos conteúdos de Psicologia que eram ensinados na Escola Normal no período de 1911 a 1947 e na Revista de Estudos Educacionais. A criança está citada nos conteúdos de Psicologia desde a primeira inserção desta disciplina nos cursos de formação de professores catarinenses em 1911 com a grande reforma do ensino, o mesmo ocorreu em alguns artigos selecionados da Revista em tela e em um discurso de Lourenço Filho dedicado ao professorado catarinense. No entendimento que se difundia nesses programas e artigos, a criança era vista como um ser em desenvolvimento, que ia da imaturidade à maturidade, sendo a interferência da educação importante para adequar este ser à sociedade de sua época.
Referências
BAUER, Áurea e REIS, Eusa. Reações infantis às situações sociais. Estudos Educacionais. Publicação do Curso Normal do Instituto de Educação, Fpolis/SC, ano I, n. 2, nov. 1941.
BÖGER, Sara DA Silva.; CARVALHO, Diana. Carvalho. DE. Os estudos sobre a criança no início do século xx: entrelaçamentos entre psicologia e educação no brasil. Teoria e Prática da Educação, v. 24, n. 1, p. 03-22, 15 jun. 2021.
CARVALHO, Diana Carvalho de; DAROS, Maria das Dores; SGANDERLA, Ana Paola. Uma abordagem histórica da psicologia nos cursos de formação de professores: em foco os programas da disciplina em uma escola catarinense na década de 1930. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 17, p. 675-692, 2012.
DAROS, Maria das Dores. Formação de professores em Santa Catarina: breves considerações sobre sua história. In: DAROS, Maria das Dores; SILVA, Ana Claudia; DANIEL, Leziane . Fontes históricas: contribuições para o estudo de formação de professores catarinenses (1883-1946). Florianópolis: NUP/CED/UFSC,2005. p. 11-22.
FIORI, Neide Aparecida. Aspectos da Evolução do Ensino Público: Ensino Público e Política de Assimilação Cultural Em Santa Catarina Nos Períodos Imperial e Republicano. 2. ed. Florianópolis: Ed. Universidade Federal de Santa Catarina, 1991.
FORTES, Rosa Janeiro e ALMEIDA, Nilce Lopes. Bases e valor da educação pré-primária. Estudos Educacionais. Publicação do Curso Normal do Instituto de Educação, Fpolis/SC, ano II, n. 3, nov. 1942.
LEAL, Nilma. Psicologia – A criança e o adulto – Relações entre o estudo d’uma e d’outro. Estudos Educacionais. Publicação do Curso Normal do Instituto de Educação, Fpolis/SC, ano II, n. 3, nov. 1942
LEITE, Dante Moreira. O Desenvolvimento da Criança. São Paulo: Nacional, 1972.
LOURENÇO FILHO, Manuel Bergstrom. O professor Lourenço Filho como paraninfo dos nossos professorandos. Estudos Educacionais. Publicação do Curso Normal do Instituto de Educação, Fpolis/SC, ano III, n. 5, dez. 1943.
LOURENÇO, Filho Manuel Bergstrom. A psicologia no Brasil. In: AZEVEDO, Fernando. (Org.). As ciências no Brasil. Ed. UFRJ, 1994. 1. ed. 1955.
LOURENÇO, Filho Manuel Bergstrom. Introdução ao estudo da Escola Nova: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2002
SGANDERLA, Ana Paola. A Psicologia na constituição do campo educacional brasileiro: A defesa de uma base científica da organização escolar. 2007. 120f. Dissertação de Mestrado. Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
SGANDERLA, Ana Paola. A psicologia como ciência dos laboratórios e o estudo da criança. E-book, 2021. Disponível em: https://moodle-nead.unicentro.br/pluginfile.php/35961/mod_label/intro/SGANDERLA_Ana_P.-A_Psicologia_como_Ci%C3%AAncia_dos_Laborat%C3%B3rios_e_o_Estudo_da_Crianca.pdf /. Acesso em: 20/02/2022.
SILVA, Ana Claudia. As concepções de Criança e Infância na Formação de Professores Catarinenses nos anos de 1930-1940. 2003. 176f. Dissertação de Mestrado - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. “Uma vez normalista, sempre normalista”: cultura escolar e produção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense: 1911-1935). Florianópolis: Insular, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.