Conhecimentos sobre as crianças na formação de professores em Santa Catarina (1911-1947)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e86302

Abstract

O presente artigo tem como foco os conhecimentos sobre as crianças presentes nos conteúdos de Psicologia que eram ensinados na Escola Normal no período de 1911 a 1947 e na Revista de Estudos Educacionais. A criança está citada nos conteúdos de Psicologia desde a primeira inserção desta disciplina nos cursos de formação de professores catarinenses em 1911 com a grande reforma do ensino, o mesmo ocorreu em alguns artigos selecionados da Revista em tela e em um discurso de Lourenço Filho dedicado ao professorado catarinense. No entendimento que se difundia nesses programas e artigos, a criança era vista como um ser em desenvolvimento, que ia da imaturidade à maturidade, sendo a interferência da educação importante para adequar este ser à sociedade de sua época.

Biografia autore

Ana Paola Sganderla, Universidade do Centro Oeste do Paraná

Possui graduação bacharel e licenciatura em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2004), Mestrado (2007), Doutorado (2015) e Pos-doutorado (2018) em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora colaboradora no Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná. . Tem experiência na área de Psicologia e Educação, Psicologia da Educação, Formação de Professores, Licenciatura em Psicologia, Didática e Educação a Distância.

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Pubblicato

2022-03-21