Do children solve problems?: practical possibilities in mathematics education for childhood
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e86320Keywords:
Early Childhood Education, Math Education, Resolution of Unconventional ProblemsAbstract
This age of everyday life refers to the work that one of the researchers carried out, in her master's thesis, from proposals for solving problems by five children in her early childhood education class, with 17 children aged between four years. Problem solving and how the results prove to be an excellent strategy for the group as children in their knowledge hypotheses. As they solve different problems and were confronted by colleagues' ideas, they were building and consolidating the mathematical concepts. In addition, use problem-solving strategies at other times of your routine, demonstrating the importance of this type of proposal. The mathematical importance of the articulation between the mathematical proposals elaborated throughout the activities in an integrated manner is also highlighted, contributing to the development of activities in an integrated and thought-out way for the development of actions in an integrated manner.
References
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor & por força: rotinas na educação infantil. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
CIRÍACO, Klinger Teodoro. Conhecimentos & práticas de professores que ensinam matemática na infância e suas relações com a ampliação do ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2012.
CIRÍACO, Klinger Teodoro.; SILVA, Maiara da Rocha. O que as professoras da educação infantil ensinam sobre números?. Rev. Fac. Educ. (Univ. do Estado de Mato Grosso), Vol. 33, Ano 18, Nº 1, p. 71-93, jan/jun., 2020.
CIRÍACO, Klinger Teodoro. SANTOS, Franciele Aparecida Prates dos. Acervo paradidático do PNAIC e as possibilidades da literatura infantil em aulas de matemática nos primeiros anos. Interacções, NO. 5, PP. 72-96, 2020.
DI BERNARDO, Rosa. et al. Conhecimento matemático especializado de professores da educação infantil e anos iniciais: conexões em medidas. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 8, n. 1, ago. 2018. ISSN 2237-9983. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/391>. Acesso em: 16 out. 2021.
DINIZ, Maria Ignez. Resolução de problemas e Comunicação. In: SMOLE, Kátia Stocco. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
DUARTE, Raissa Alexandra Lopes. A resolução de problemas não convencionais: a criança como protagonista. 2021.Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Taubaté, Taubaté/SP, 2021
FREITAS, Luiz de Carlos. BNCC: como os objetivos serão rastreados? 2017. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2017/04/07/bncc-como-os-objetivos-serao-rastreados/
LIRA. Flávia Luiza de. et al. Letramento estatístico na Educação Infantil: formação continuada e vivências. JIEEM, v. 13, n., esp, 2020.
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
LOPES, Celi Espasandin. O conhecimento profissional de professores da educação infantil e suas relações com a estatística e a probabilidade. 2003. 281f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2003.
NOVELLO, Anderson. A bruxa do batom borrado. Editora Pensa mais, 2ª edição, 2017.
PIAGET, Jean. A construção do real na criança. São Paulo: Editora Ática, 2008. (Original publicado em 1937).
REBOUÇAS, Ana Priscila Sampaio; AMARAL, Natarsia Camila Luso. A BNCC e as implicações para o currículo do Ensino Matemática. Pesquisa em Foco, São Luís, vol. 25, n. 2, p.107-123. Jul./Dez. 2020.
SMOLE, Kária Stocco. A matemática na Educação Infantil: inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Penso, 2000.
TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Que matemática é preciso saber para ensinar na Educação Infantil? Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP: UFSCar, v.6, n.1, mai. 2012.
TORTORA, Evandro. O lugar da matemática na educação infantil: Um estudo sobre as atitudes e crenças de autoeficácia das professoras no trabalho com as crianças. 2019. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência – Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2019. Disponível em <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_81bba3e29bb44e70801aa9a0a7d51059>. Acesso em: 15 jun. 2020.
WALSH, Ellen Stoll. Mouse count (contando ratos). Voyager Paperbacks, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.