As crianças resolvem problemas?: possibilidades práticas em educação matemática para a infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e86320

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Matemática, Resolução de Problemas não Convencionais

Resumo

Este relato do cotidiano refere-se ao trabalho que foi realizado por uma das pesquisadoras, em sua dissertação de mestrado, a partir de propostas de resolução de problemas não convencionais em sua turma de Educação Infantil, com 17 crianças na faixa etária entre quatro e cinco anos. Os resultados evidenciam que a resolução de problemas e as discussões em grupo se mostraram uma excelente estratégia para as crianças avançarem em suas hipóteses de conhecimento. À medida que resolviam as situações problemas e eram confrontadas por ideias diferentes dos colegas, iam construindo e consolidando os conceitos matemáticos. Além disso, utilizaram estratégias de resolução de problemas em outros momentos de sua rotina, demonstrando a importância deste tipo de proposta. Também se destaca a importância da articulação entre os campos matemáticos relativos ao senso numérico, de medidas, percepção espacial, pensamento estatístico e probabilidade, que puderam ser desenvolvidos ao longo das atividades propostas de forma integrada, contribuindo para o desenvolvimento da percepção matemática das crianças envolvidas.

Biografia do Autor

Raissa Alexandra Lopes Duarte, Universidade de Taubaté - Unitau

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Mestra em Educação pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2020). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Suzano - UNISUZ (2015). Especialista em Arte na Educação: Teoria e prática, pela Universidade de São Paulo - USP (2018). Especialista em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial pela Universidade de Brás Cubas - UBC (2017). É Professora de Educação Básica da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e atualmente exerce o cargo de Orientadora Pedagógica de uma escola do município. Tem experiência na área da Educação, especialmente na rede pública e no trabalho com a Educação Infantil, em que se estabeleceu desde o inicio de sua formação, já tendo atuado nos municípios de Ribeirão Pires e Guarulhos. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (PSIEM-GEPEMAI) da UNICAMP e do Grupo de Estudos em Pesquisas Colaborativas em Educação (GEPCEd) da UNITAU. Atualmente é estudante do curso de licenciatura em Educação Especial - UFSCar e do curso de especialização em Educação 5.0 - UNESP.

Maria Teresa de Moura Ribeiro, Unitau

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté, onde atua no curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação e participa do Grupo de Pesquisa Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias e do Grupo de Estudo Práticas Pedagógicas em Matemática. Seus temas de interesse e pesquisa são: ensino fundamental, escola pública, formação de professores, formação continuada e metodologia do ensino da Matemática.

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Publicado

2022-10-27