Outra representação de mulher em Uma Chapeuzinho Vermelho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e86496

Palavras-chave:

Livro Ilustrado, Uma Chapeuzinho Vermelho, Representação Feminina

Resumo

A literatura infantil contribui para a formação psíquica da criança, por isso proporcionar o encontro dos pequenos e das pequenas com o objeto livro literário torna-se direito fundamental da infância. Na atualidade temos à disposição uma diversidade de obras produzidas por diferentes autores e autoras. Muitas dessas são exemplos de textos intertextuais produzidos a partir de narrativas clássicas. É interessante observar as transformações sociais ocorridas nessas histórias que são contadas ao longo do tempo, nos mais distintos lugares e por diferentes escritores e escritoras. É isso que ocorre no livro ilustrado Uma Chapeuzinho Vermelho escrito e ilustrado pela francesa Marlonaine Leray. Conhecer essa narrativa nos levou a produzir o presente artigo, cujo objetivo é analisar a representação feminina na obra Uma Chapeuzinho Vermelho. Analisamos tanto os elementos verbais quanto não verbais da obra e os resultados apontam uma transformação no modo de representar a figura feminina. Se antes, nas versões clássicas, tínhamos uma menina frágil e necessitada da proteção masculina, agora invertem-se os papéis e Leray nos apresenta uma personagem decidida, forte, corajosa e astuta, capaz de superar por si só os seus problemas.

Biografia do Autor

Andreia dos Santos Oliveira, Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus de Marília (2021). Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2015). Pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua e Literatura pela Faculdade de Rolim de Moura (2008). Licenciada em Letras /Literatura pela União das Escolas Superiores de Cacoal (2005). Professora do Instituto Federal de Rondônia desde 2014 onde além de atuar como docente de Língua Portuguesa, executa projetos de pesquisa e extensão na área de leitura literária infantil e contação de histórias. É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Estudos literários e Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação.

Cyntia Graziela Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Marília

Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015).Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília (1992). Atuou entre os anos de 1992 a 2000, em instituições públicas e particulares: no CEFAM (Centro de Estudo, Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e em três universidades como professora de Didática e Supervisora de Estágio, além de coordenadora da Pedagogia e de Avaliação Institucional. Ademais foi professora de EJA (Educação de Jovens e Adultos) por 7 anos, bem como de cursos de Pós-Graduação Latto Sensu, ministrando a disciplina de Didática do Ensino Superior. Desde 2000 é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Marília, junto ao Departamento de Didática, onde integra o corpo docente da graduação em Pedagogia, ministrando aulas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Compõe, na mesma unidade universitária, o quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo PROLEAO "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação". Participa de mais dois grupos de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" (Unesp - Marília) e "Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário? (Unesp - Presidente Prudente). Integra, ainda, o grupo de pesquisadores do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil). É orientadora no programa MINTER entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e UNESP de Marília e no DINTER entre Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará e UNESP de Marília. Seus estudos e pesquisas estão focados na apropriação da leitura e da escrita, com ênfase no papel da literatura infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos. As articulações com a Educação Literária na infância e o aprendizado e o desenvolvimento de crianças pequenininhas e pequenas norteiam as publicações recentes de artigos em revistas, coletâneas e organização de livros. Escreveu artigos que compuseram dois livros selecionados pelo PNBE - Professor. Realizou e realiza pesquisas financiadas pela FAPESP, na linha políticas públicas e em editais especiais, bem como pelo CNPq e CAPES, como o projeto interinstitucional do Programa PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica).

Referências

AMARAL, Celena Isabel. Representações do feminino e do masculino nas estórias infantis. 2004. 197f. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Sociologia/dissertacoes/celena.pdf. Acesso em: 27 abr. 2021.

ARGUELLO, Sandra Elisa Arguello. Dialogando com crianças sobre gênero através da Literatura Infantil. 2005. Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós Graduação em Educação. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Sociologia/dissertacoes/celena.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.

BELLINI, Ana. Helena Cizotto. A representação da mulher e o ensino da literatura. In: GUILHARDI-LUCENA, M. I. (org). Representações do Feminino. Campinas, SP: Editora Átomo, 2003.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil. Teoria. Análise. Didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

FARIAS, Norma Lee Pereira de. Vozes sobre Chapeuzinho Vermelho: leitura intertextual e letramento literário na educação infantil. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado) – Curso Formação de Professores. Universidade Estadual da Paraíba,

Campina Grande, 2017. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2802. Acesso em: 26 abr. 2021.

FERREIRA, Jailma da Costa. QUEIROZ, Josefh Fernando Soares. A ilustração e a palavra: a narrativa visual de “Uma Chapeuzinho Vermelho”, de Marjolaine Leray. In: Sociopoética. jan.-jun./2020, n. 22, v. 1. Disponível em: http://novo.revista.uepb.edu.br/index.php/SOCIOPOETICA/article/download/261/185/903. Acesso em: 26 abr. 2021.

KOCK, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2003.

LERAY, Marjolaine. Uma Chapeuzinho Vermelho. Tradução. Júlia Moritz Schwarcz. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução Dorothé de Bruchard. São Paulo: Sesi, 2018.

MORAGAS, Vicente Junqueira. Diferenças entre igualdade e equidade. TJDFT. 2022. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/acessibilidade/publicacoes/sementes-daequidade/diferenca-entre-igualdade-eequidade#:~:text=A%20igualdade%20%C3%A9%20baseada%20no,preciso%20ajustar%20esse%20%E2%80%9Cdesequil%C3%ADbrio%E2%80%9D. Acesso em: 02 out. 2022.

PASQUALINI, Juliana Campregher; ABRANTES, Angelo Antonio. Forma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, n. 2, p. 13-24, 2013.

QUEIROZ, Fernanda Roberta Rodrigues; BUZAN, Thales Nascimento. Os caminhos da literatura infantil escrita por mulheres. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/article/view/29203. Acesso em: 21 abr. 2021.

SANTOS, Silvana Mara de Morais; OLIVEIRA, Leidiana. Igualdade nas relações de gênero na sociedade do capital: limites, contradições e avanços. Revista Kátal, v. 13 n. 1 p. 11-19 jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HqLvNHVzXPJkDYSCHsb94hP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 out. 2022.

SOUZA, Jane Felipe. Governando mulheres e crianças: jardins de infância em Porto Alegre na primeira metade do século XX. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Publicado

2023-05-03