Another representation of a woman in A little red riding hood

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e86496

Keywords:

Illustrated Book, A little red riding hood, Female Representation

Abstract

Children's literature contributes to the psychic formation of the child, so providing the meeting of the little ones with the literary book object becomes a fundamental right of childhood. Currently, we have at our disposal a diversity of works produced by different authors. Many of these are examples of intertextual texts produced from classical narratives. It is interesting to observe the social transformations that occurred in these stories that are told over time, in the most different places and by different writers. This is what happens in the illustrated book A Little Red Riding Hood written and illustrated by the French Marlonaine Leray. Knowing this narrative led us to produce the present article, whose objective is to analyze the female representation in the work Uma Little Red Riding Hood. We analyzed both the verbal and non-verbal elements of the work and the results point to a transformation in the way of representing the female figure. If before, in the classic versions, we had a fragile girl in need of male protection, now the roles are reversed and Leray presents us with a decisive, strong, courageous and astute character, capable of overcoming her problems on her own.

Author Biographies

Andreia dos Santos Oliveira, Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus de Marília (2021). Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2015). Pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua e Literatura pela Faculdade de Rolim de Moura (2008). Licenciada em Letras /Literatura pela União das Escolas Superiores de Cacoal (2005). Professora do Instituto Federal de Rondônia desde 2014 onde além de atuar como docente de Língua Portuguesa, executa projetos de pesquisa e extensão na área de leitura literária infantil e contação de histórias. É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Estudos literários e Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação.

Cyntia Graziela Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Marília

Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015).Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília (1992). Atuou entre os anos de 1992 a 2000, em instituições públicas e particulares: no CEFAM (Centro de Estudo, Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e em três universidades como professora de Didática e Supervisora de Estágio, além de coordenadora da Pedagogia e de Avaliação Institucional. Ademais foi professora de EJA (Educação de Jovens e Adultos) por 7 anos, bem como de cursos de Pós-Graduação Latto Sensu, ministrando a disciplina de Didática do Ensino Superior. Desde 2000 é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Marília, junto ao Departamento de Didática, onde integra o corpo docente da graduação em Pedagogia, ministrando aulas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Compõe, na mesma unidade universitária, o quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo PROLEAO "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação". Participa de mais dois grupos de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" (Unesp - Marília) e "Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário? (Unesp - Presidente Prudente). Integra, ainda, o grupo de pesquisadores do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil). É orientadora no programa MINTER entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e UNESP de Marília e no DINTER entre Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará e UNESP de Marília. Seus estudos e pesquisas estão focados na apropriação da leitura e da escrita, com ênfase no papel da literatura infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos. As articulações com a Educação Literária na infância e o aprendizado e o desenvolvimento de crianças pequenininhas e pequenas norteiam as publicações recentes de artigos em revistas, coletâneas e organização de livros. Escreveu artigos que compuseram dois livros selecionados pelo PNBE - Professor. Realizou e realiza pesquisas financiadas pela FAPESP, na linha políticas públicas e em editais especiais, bem como pelo CNPq e CAPES, como o projeto interinstitucional do Programa PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica).

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Published

2023-05-03