Violência intrafamiliar, infância e pandemia: olhares prospectivos em cenários nefastos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e87226

Palavras-chave:

Violência, Crianças, Fatores de risco, Intervenções

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o fenômeno da violência intrafamiliar contra crianças de 0 a 6 anos no contexto da pandemia. A partir de uma revisão assistemática da literatura, o manuscrito foi subdividido em 4 seções: (i) reflexões teóricas acerca da infância como uma construção social; (ii) a violência contra crianças no ambiente intrafamiliar e o agravamento deste fenômeno em decorrência da pandemia e do período de isolamento social; (iii) níveis de atendimento às crianças e suas famílias e a escassez de programas de intervenção implementados no Brasil e na América Latina e, por fim; (iv) apresentação de dois programas de intervenção testados cientificamente e que podem inspirar a implementação de ações desse porte no contexto brasileiro. Espera-se que este artigo traga uma contribuição para a área e mobilize diferentes segmentos da sociedade para a implementação de programas de intervenção que minimizem os indicadores de violência contra crianças pequenas.

Biografia do Autor

Ariane Rico, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora associada ao departamento de Psicologia do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Doutoranda em Psicologia com ênfase em Análise e Prevenção da Violência pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (2021-atual). Mestra em Comportamento e Cognição pela mesma instituição (2021). Especialização em andamento em Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência pela UFSCar (2020). Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Integrante do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência da UFSCar (LAPREV). Promotora Legal Popular- PLP no estado de São Paulo (2019-atual). Pesquisadora com ênfase no atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, direitos de crianças e adolescentes, políticas públicas e estratégias de enfrentamento à violência.

Haryadny K. Macedo Muniz, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduada em Psicologia (UNOESTE); Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós Graduanda em Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência pelo Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev). Vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estudando principalmente temáticas relacionadas a violência contra crianças e adolescentes; sexting; programas de intervenção e prevenção da violência contra crianças.

Alex Sandro Gomes Pessoa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Psicólogo (UNOESTE), Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou estágio de doutorado sandwich na Faculdade de Educação e Serviço Social da Universidade de Sydney (Austrália) e Pós-Doutorado em Psicologia pelo Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vinculado ao Departamento de Psicologia (DPsi) e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi UFSCar). É pesquisador atuante no Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV). Coordena o curso de especialização Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência (DPsi / LAPREV). Foi Chefe do Departamento de Psicologia (Gestão 2019-2021). Bolsista de Produtividade do CNPq. Atualmente é o Coordenador do Grupo de Trabalho (GT) intitulado "Resiliência, Juventude e Vulnerabilidade" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Integra, desde 2018, o International Community Development and Resilience Consortium (ICDRC - https://www.resilienceconsortium.org/). Foi representante Latino-americano no Conselho da International Association for the Promotion and Dissemination of Research on Resilience (2014-2019). É Editor Associado da International Journal of Qualitative Methods (Fator de Impacto 3.576), da Revista School Psychology International (Fator de Impacto 1.431) e da Revista Trends in Psychology (Qualis A1). Desenvolve projetos de pesquisa e intervenção na área de proteção à criança e ao adolescente. Participou de eventos científicos no Brasil e no exterior, apresentando trabalhos completos e resultados de pesquisa. Seus temas de interesse são: processos de resiliência; desenvolvimento psicológico em situações adversas; fatores de risco e proteção; violência contra crianças e adolescentes; adolescentes em conflito com a lei.

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Publicado

2022-12-19