Intrafamily violence, childhood and pandemic: prospective looks in challenging contexts

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e87226

Keywords:

Violence, Children, Risk factors, Interventions

Abstract

This article aimed to analyze the phenomenon of intrafamily violence against children aged 0 to 6 years I in the context of the pandemic. Based on a theoretical review of the literature, the manuscript was subdivided into 4 sections: (i) theoretical reflections about childhood as a social construction; (ii) violence against children in the family contexts and the worsening of this phenomenon as a result of the pandemic and the period of social isolation; (iii) levels of care for children and their families and the scarcity of intervention programs implemented in Brazil and Latin America and, finally; (iv) presentation of two scientifically tested intervention programs that can inspire the implementation of actions of this magnitude in the Brazilian context. It is hoped that this article will make a contribution to the field and mobilize different segments of society for the implementation of intervention programs that minimize the indicators of violence against young children.

Author Biographies

Ariane Rico, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora associada ao departamento de Psicologia do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Doutoranda em Psicologia com ênfase em Análise e Prevenção da Violência pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (2021-atual). Mestra em Comportamento e Cognição pela mesma instituição (2021). Especialização em andamento em Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência pela UFSCar (2020). Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Integrante do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência da UFSCar (LAPREV). Promotora Legal Popular- PLP no estado de São Paulo (2019-atual). Pesquisadora com ênfase no atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, direitos de crianças e adolescentes, políticas públicas e estratégias de enfrentamento à violência.

Haryadny K. Macedo , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduada em Psicologia (UNOESTE); Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós Graduanda em Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência pelo Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev). Vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estudando principalmente temáticas relacionadas a violência contra crianças e adolescentes; sexting; programas de intervenção e prevenção da violência contra crianças.

Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Psicólogo (UNOESTE), Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou estágio de doutorado sandwich na Faculdade de Educação e Serviço Social da Universidade de Sydney (Austrália) e Pós-Doutorado em Psicologia pelo Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vinculado ao Departamento de Psicologia (DPsi) e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi UFSCar). É pesquisador atuante no Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV). Coordena o curso de especialização Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência (DPsi / LAPREV). Foi Chefe do Departamento de Psicologia (Gestão 2019-2021). Bolsista de Produtividade do CNPq. Atualmente é o Coordenador do Grupo de Trabalho (GT) intitulado "Resiliência, Juventude e Vulnerabilidade" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Integra, desde 2018, o International Community Development and Resilience Consortium (ICDRC - https://www.resilienceconsortium.org/). Foi representante Latino-americano no Conselho da International Association for the Promotion and Dissemination of Research on Resilience (2014-2019). É Editor Associado da International Journal of Qualitative Methods (Fator de Impacto 3.576), da Revista School Psychology International (Fator de Impacto 1.431) e da Revista Trends in Psychology (Qualis A1). Desenvolve projetos de pesquisa e intervenção na área de proteção à criança e ao adolescente. Participou de eventos científicos no Brasil e no exterior, apresentando trabalhos completos e resultados de pesquisa. Seus temas de interesse são: processos de resiliência; desenvolvimento psicológico em situações adversas; fatores de risco e proteção; violência contra crianças e adolescentes; adolescentes em conflito com a lei.

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Published

2022-12-19