Identidade racial e percepção do valor social dos grupos pelas crianças: uma análise em termos de desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90753

Palavras-chave:

Identidade racial, Valor social dos grupos, Racismo, Crianças, Idade

Resumo

Este estudo analisa os efeitos da cor da pele e da idade na identidade racial e na percepção do valor social do negro e do branco em crianças brasileiras. A identidade racial foi examinada por meio da avaliação emocional, associada ao pertencimento racial da criança, e a percepção do valor social dos grupos por meio do quanto as crianças avaliam que as outras pessoas gostam dos negros e dos brancos. Participaram no estudo 136 crianças brancas, pardas e pretas, com idades variando dos 6 aos 11 anos e residentes em duas cidades do Nordeste brasileiro. Os principais resultados indicam que as crianças pardas e as crianças pretas de 6 e de 7 anos são as que menos gostam de ser negras e as que mais preferiam pertencer ao grupo dos brancos; enquanto as crianças brancas, em todas as idades, gostam de ser brancas e preferem pertencer ao seu próprio grupo racial. No que se refere à percepção do valor social, os resultados mostram que crianças brancas, pardas e pretas, de forma indiferenciada, entre as idades de 6 a 11 anos, avaliam que o grupo branco é o mais valorizado socialmente. Os resultados são analisados e discutidos à luz da teoria da identidade social e do racismo na infância.

Biografia do Autor

Ueliton Santos Moreira-Primo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Psicologia (UniAGES - 2018). É Mestre (2020) e Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe, na linha de Psicologia Cognitiva e Psicologia Social. É membro da Comissão de Direitos Humanos e do Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Interétnicas do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe. É pesquisador na área da Psicologia Social e do Desenvolvimento, realizando estudos sobre racismo na infância, processos de socialização étnico-racial e construção da identidade étnico-racial das crianças.

Dalila Xavier de França, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Formação de Psicólogo (1989) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1996- Sob orientação do Professor Dr. Leonio Camino). Doutorado em Psicologia Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa- Lisboa/Portugal (Sob orientação da Professora Drª. Maria Benedicta Monteiro-2006). Pós Doutorado em Psicologia Social pela Universidade complutense de Madrid (2011- Supervisionada pelo Professor Dr. José Luis Álvaro Estramiana) e na University of Queensland- Brisbane/ Austrália (2019- Supervisionada pela Professora Drª Jolanda Jetten). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: relações intergrupais, identidade, socialização étnica/racial, racismo, preconceito e criança. Coordena o grupo de pesquisa: Socialização das atitudes intergrupais e racismo (GPSAIR).

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Publicado

2023-05-03

Edição

Seção

Dossiê - Infâncias, racismos e educação infantil