Espaço escolar: afirmação da identidade em Tayó em quadrinhos de Kiusam de Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90760Palavras-chave:
Espaço escolar, Kiusam de Oliveira, Identidade Negra, Infâncias Negras, QuadrinhosResumo
O artigo analisa os quadrinhos “Firmeza” e “Baobá” presentes na obra Tayó em quadrinhos da escritora Kiusam de Oliveira (2021) e ilustração de Amora Moreira. Objetiva-se a reflexão sobre o racismo nos espaços escolares formais e informais, a superação do preconceito racial nas práticas educacionais, atrelados ao estudo da cultura africana e afro-brasileira na etapa básica. Para a análise, utilizaram-se as leis 10.639 de 2003, a 7.716 de 1989, o artigo 140 do código penal e os estudos de Gomes (2006; 2019) sobre raça, educação infantil e identidade negra; de Araújo (2020) acerca da representação das personagens negras na literatura infanto-juvenil; de Almeida (2020) sobre racismo estrutural; e de Munanga (2006) quanto ao corpo e à identidade negra. Concluiu-se que os quadrinhos analisados oportunizam a reflexão sobre como o racismo afeta o desenvolvimento infantil saudável, bem como contribuem para construções identitárias mais afetivas e para o exercício de empatia.
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