School space: affirmation of identity in Tayó in comics by Kiusam de Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90760Keywords:
School space, Kiusam de Oliveira, Black Identity, Black Childhoods, Comics.Abstract
The article analyzes the comics “Firmeza” and “Baobá” present in the work Tayó in comics by the writer Kiusam de Oliveira (2021) and illustration by Amora Moreira. The objective is to reflect on racism in formal and informal school spaces, overcoming racial prejudice in educational practices, linked to the study of African and Afro-Brazilian culture in the basic stage. For the analysis, laws 10,639 of 2003, 7,716 of 1989, article 140 of the penal code and studies by Gomes (2006; 2019) on race, early childhood education and black identity were used; by Araújo (2020) about the representation of black characters in children's literature; by Almeida (2020) on structural racism; and by Munanga (2006) regarding the body and black identity. It was concluded that the analyzed comics provide an opportunity to reflect on how racism affects healthy child development, as well as contributing to more affective identity constructions and to the exercise of empathy.
References
ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaira, 2020
ARAUJO, Débora Cristiana et. al. Meninos Negros na Literatura Infantil e Juvenil: corpos ausentes. Revista de Estudos Literários da UEMS. RELL, v.2, n. 25, p. 284–310, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4732. Acesso em: 29 ago. 2022.
BENTO, Oluwa Seyi Salles. Literatura negro-brasileira do encantamento infantil e juvenil: entrevista com Kiusam de Oliveira. Revista Crioula, n. 25, Literaturas em língua portuguesa para crianças e jovens, p. 357-364, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social. Óbitos por suicídio entre adolescentes e jovens negros 2012 a 2016 / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social. Universidade de Brasília, Observatório de Saúde de Populações em Vulnerabilidade – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
BRASIL. Lei 10.639/2003. Brasília: Diário Oficial da União, Poder Executivo, 2003.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.
BRASIL. Lei 7.716 de 5 de janeiro de 1989. Presidência da República. Distrito Federal. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm. Acesso em 20 de agosto de 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Código Penal 1940. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decretolei/Del2848compilado.htm acesso em 20 de agosto de 2022.
DIAS, Lucimar Dias. Desenvolvimento infantil e o racismo estrutural. Nexo Jornal, 2022. Disponível em https://pp.nexojornal.com.br/pergunte-a-um-pesquisador/2022/02/10/Lucimar-Rosa-Dias-desenvolvimento-infantil-e-o-racismo-estrutural. Acesso em 28 de agosto de 2022.
FAZZI, Rita de Cássia. O drama racial de crianças brasileiras. Socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
GOMES, Nilma Lino. Raça e Educação Infantil: À procura de justiça. Revista eCurriculum, São Paulo, v.17, n.3, p.1015-1044 jul./set.2019. Programa de Pósgraduação Educação: Currículo – PUC/SP. Acesso em 28 de agosto de 2022. Disponível em https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/44232.
GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
HOUNSOU, Israël Sèwanou; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Ensaio visual – A sociedade e a natureza: Natitingou e o baobá. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/69595. Acesso
em: 21 ago. 2022.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MARQUES, Viviane Nayara. “ECA, assim como outras leis, não protege crianças e jovens negros do racismo estrutural, 2021. Alma Preta. Disponível: encurtador.com.br/tBE78. Acesso em dezembro de 2022.
MUNANGA, KABENGELE. In: GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
OLIVEIRA, Kiusam. Tayó em quadrinhos. São Paulo: Companhia das Letrinhas: 2021.
PASSOS, Leandro; PASSOS, Luana. Tayó e Akin: infâncias no espaço (não) escolar na literatura para crianças e jovens. Caderno Seminal. Estudos de literatura: Imagens de infâncias em literaturas africanas e/ou das diásporas africanas n. 41, 2022, p. 530- 569.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.