Espaço escolar: afirmação da identidade em Tayó em quadrinhos de Kiusam de Oliveira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90760

Palavras-chave:

Espaço escolar, Kiusam de Oliveira, Identidade Negra, Infâncias Negras, Quadrinhos

Resumo

O artigo analisa os quadrinhos “Firmeza” e “Baobá” presentes na obra Tayó em quadrinhos da escritora Kiusam de Oliveira (2021) e ilustração de Amora Moreira. Objetiva-se a reflexão sobre o racismo nos espaços escolares formais e informais, a superação do preconceito racial nas práticas educacionais, atrelados ao estudo da cultura africana e afro-brasileira na etapa básica. Para a análise, utilizaram-se as leis 10.639 de 2003, a 7.716 de 1989, o artigo 140 do código penal e os estudos de Gomes (2006; 2019) sobre raça, educação infantil e identidade negra; de Araújo (2020) acerca da representação das personagens negras na literatura infanto-juvenil; de Almeida (2020) sobre racismo estrutural; e de Munanga (2006) quanto ao corpo e à identidade negra. Concluiu-se que os quadrinhos analisados oportunizam a reflexão sobre como o racismo afeta o desenvolvimento infantil saudável, bem como contribuem para construções identitárias mais afetivas e para o exercício de empatia.

Biografia do Autor

Leandro Passos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Pós-doutor em Letras pela UNESP-IBILCE de São José do Rio Preto (2018-2020). Possui doutorado em Letras pela UNESP-IBILCE de São José do Rio Preto (2012); mestrado em Estudos Literários pela UNESP-FCL de Araraquara (2008) e graduação em Letras pela UNESP-IBILCE de São José do Rio Preto (2004). Participa dos Grupos de Pesquisa: Vertentes do Fantástico na Literatura (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3669493490315361); Gênero e Raça (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0849554280348877); e Criminologia: Diálogos críticos (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0355771674664252).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura afro-brasileira, literatura para crianças e jovens; prática de ensino de Língua Portuguesa. Atuou na rede municipal de ensino, lecionando no Ensino Fundamental II. Possui contos e poemas publicados pelas Editoras Quilombhoje, Benfazeja, Trevo e Cartola. É sócio da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

Luana Passos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de São José do Rio Preto - na linha de pesquisa História, Cultura e Literatura com estudos sobre literatura de matriz
africana para crianças e jovens. Integra do grupo de pesquisa Gênero e Raça (dgp.cnpq.br/dgp/ espelhogrupo/0849554280348877). Possui poemas publicados no Cadernos Negros nos volumes 41 e 42 pela Quilombhoje, o volume 42 Contos Afro-brasileiros sendo indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura. E-mail: passosluz19@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3762451308508509
ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-7073-0584

 

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Publicado

2023-05-03

Edição

Seção

Dossiê - Infâncias, racismos e educação infantil