School space: affirmation of identity in Tayó in comics by Kiusam de Oliveira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90760

Keywords:

School space, Kiusam de Oliveira, Black Identity, Black Childhoods, Comics.

Abstract

The article analyzes the comics “Firmeza” and “Baobá” present in the work Tayó in comics by the writer Kiusam de Oliveira (2021) and illustration by Amora Moreira. The objective is to reflect on racism in formal and informal school spaces, overcoming racial prejudice in educational practices, linked to the study of African and Afro-Brazilian culture in the basic stage. For the analysis, laws 10,639 of 2003, 7,716 of 1989, article 140 of the penal code and studies by Gomes (2006; 2019) on race, early childhood education and black identity were used; by Araújo (2020) about the representation of black characters in children's literature; by Almeida (2020) on structural racism; and by Munanga (2006) regarding the body and black identity. It was concluded that the analyzed comics provide an opportunity to reflect on how racism affects healthy child development, as well as contributing to more affective identity constructions and to the exercise of empathy.

Author Biographies

Leandro Passos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Pós-doutor em Letras pela UNESP-IBILCE de São José do Rio Preto (2018-2020). Possui doutorado em Letras pela UNESP-IBILCE de São José do Rio Preto (2012); mestrado em Estudos Literários pela UNESP-FCL de Araraquara (2008) e graduação em Letras pela UNESP-IBILCE de São José do Rio Preto (2004). Participa dos Grupos de Pesquisa: Vertentes do Fantástico na Literatura (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3669493490315361); Gênero e Raça (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0849554280348877); e Criminologia: Diálogos críticos (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0355771674664252).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura afro-brasileira, literatura para crianças e jovens; prática de ensino de Língua Portuguesa. Atuou na rede municipal de ensino, lecionando no Ensino Fundamental II. Possui contos e poemas publicados pelas Editoras Quilombhoje, Benfazeja, Trevo e Cartola. É sócio da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

Luana Passos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de São José do Rio Preto - na linha de pesquisa História, Cultura e Literatura com estudos sobre literatura de matriz
africana para crianças e jovens. Integra do grupo de pesquisa Gênero e Raça (dgp.cnpq.br/dgp/ espelhogrupo/0849554280348877). Possui poemas publicados no Cadernos Negros nos volumes 41 e 42 pela Quilombhoje, o volume 42 Contos Afro-brasileiros sendo indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura. E-mail: passosluz19@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3762451308508509
ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-7073-0584

 

References

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaira, 2020

ARAUJO, Débora Cristiana et. al. Meninos Negros na Literatura Infantil e Juvenil: corpos ausentes. Revista de Estudos Literários da UEMS. RELL, v.2, n. 25, p. 284–310, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4732. Acesso em: 29 ago. 2022.

BENTO, Oluwa Seyi Salles. Literatura negro-brasileira do encantamento infantil e juvenil: entrevista com Kiusam de Oliveira. Revista Crioula, n. 25, Literaturas em língua portuguesa para crianças e jovens, p. 357-364, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social. Óbitos por suicídio entre adolescentes e jovens negros 2012 a 2016 / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social. Universidade de Brasília, Observatório de Saúde de Populações em Vulnerabilidade – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

BRASIL. Lei 10.639/2003. Brasília: Diário Oficial da União, Poder Executivo, 2003.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.

BRASIL. Lei 7.716 de 5 de janeiro de 1989. Presidência da República. Distrito Federal. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm. Acesso em 20 de agosto de 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Código Penal 1940. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decretolei/Del2848compilado.htm acesso em 20 de agosto de 2022.

DIAS, Lucimar Dias. Desenvolvimento infantil e o racismo estrutural. Nexo Jornal, 2022. Disponível em https://pp.nexojornal.com.br/pergunte-a-um-pesquisador/2022/02/10/Lucimar-Rosa-Dias-desenvolvimento-infantil-e-o-racismo-estrutural. Acesso em 28 de agosto de 2022.

FAZZI, Rita de Cássia. O drama racial de crianças brasileiras. Socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

GOMES, Nilma Lino. Raça e Educação Infantil: À procura de justiça. Revista eCurriculum, São Paulo, v.17, n.3, p.1015-1044 jul./set.2019. Programa de Pósgraduação Educação: Currículo – PUC/SP. Acesso em 28 de agosto de 2022. Disponível em https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/44232.

GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

HOUNSOU, Israël Sèwanou; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Ensaio visual – A sociedade e a natureza: Natitingou e o baobá. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/69595. Acesso

em: 21 ago. 2022.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MARQUES, Viviane Nayara. “ECA, assim como outras leis, não protege crianças e jovens negros do racismo estrutural, 2021. Alma Preta. Disponível: encurtador.com.br/tBE78. Acesso em dezembro de 2022.

MUNANGA, KABENGELE. In: GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

OLIVEIRA, Kiusam. Tayó em quadrinhos. São Paulo: Companhia das Letrinhas: 2021.

PASSOS, Leandro; PASSOS, Luana. Tayó e Akin: infâncias no espaço (não) escolar na literatura para crianças e jovens. Caderno Seminal. Estudos de literatura: Imagens de infâncias em literaturas africanas e/ou das diásporas africanas n. 41, 2022, p. 530- 569.

Published

2023-05-03

Issue

Section

Dossiê - Infâncias, racismos e educação infantil