Um brinquedo diferente na luta antirracista na educação infantil: o livro de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90775Palavras-chave:
Brinquedo, Livro, Educação infantil, Lei nº 10.639/03Resumo
Este artigo tem como foco os debates sobre educação antirracista na educação infantil. O objetivo consiste em: Analisar práticas pedagógicas antirracistas na primeira etapa da educação básica, em especial, as ações desenvolvidas a partir do projeto “Livro: um brinquedo diferente”. O referencial teórico está ancorado na epistemologia de autoras/es negras/os. Para isso, foi desenvolvida a pesquisa de cunho qualitativo, junto à turma de crianças, a partir de quatro anos de idade, em um Centro Municipal de Educação infantil de Goiânia. Os dados foram obtidos por meio dos registros dispostos no Portfólio Digital, construído pelas crianças, suas famílias e a professora. Os resultados identificaram o livro como um brinquedo, um bem social e um direito de todas as crianças a despeito da idade, classe social e raça-etnia. Assim, este artigo compartilha os resultados do referido projeto, os quais apontam que o livro de literatura infantil se constitui como uma possibilidade para subsidiar a luta antirracista, o cumprimento da Lei n.º 10.639/03 e a formação continuada de professoras(es) da educação infantil.
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