A different toy in the anti-racist fight in Early Childhood Education: Literature book

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90775

Keywords:

Toy Book, Early Childhood Education, Law nº 10.639/03

Abstract

This article focuses on the debates about anti-racist education in education of children. The objective is to analyse an anti-racist pedagogy in the initial phase of education of children, in particular in activities developed based on the project "Books: a different kind of toy". The theoretical referential is based on the epistemology of Black authors. To do this, qualitative research is developed with respect to a group of four years old or older students in a Municipal Center of Early Childhood Education in Goiânia (Brazil). Data has been obtained from records in the Portfolio Digital, constructed by the students, their families and their teacher. They show that the book is considered a play-thing, a social good and a right of the children despite their age, social class and race. Thus, this article shares the results of that project, which point out that the children's literature book constitutes a possibility to subsidize the anti-racist struggle, compliance with Law n.º 10.639/03 and the continuing education of teachers of early childhood education.

Author Biographies

Cecília Maria Vieira, Universidade de Brasília - UNB

Doutoranda em Educação pela UNB. Possui graduação em Psicologia (PUC), Pedagogia (UVA) Especialização em Políticas Públicas e Docência do Ensino Superior (UFG), Mestra em Educação pela (UFG). Tem experiência na área de psicologia no atendimento clínico, grupos de trabalhos e na elaboração de projetos com ênfase em psicologia do Desenvolvimento Humano, Inclusão, Saúde Mental com recorte nas relações étnico-raciais, formação de professoras(es) e palestras. Experiência em trabalhos com Formação de Professores para a Lei 10.639/03 e Práticas Pedagógicas Promotoras de Igualdade Racial na Infância. Professora na educação básica e no ensino superior. Atuou como coordenadora, apoio técnico da Gerência de Ensino Fundamental e da Gerência de Infância e como psicóloga na Associação Pestalozzi Renascer e no Centro Municipal de Apoio a Inclusão Maria Thomé Neto, na estimulação cognitiva e no atendimento de crianças e suas famílias da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Ex-coordenadora do Instituto Afro Origem ? GO, da Rede ANPSINEP (Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) região Centro-Oeste e Presidenta do Conselho da Igualdade Racial do Município de Goiânia. Atualmente está licenciada lotada no Centro Municipal de Educação Infantil José Alves Batista, é Coordenadora do Núcleo de estudos Afrodescendentes e Indígenas- NEADI- UFG, do GENINHAS EM MOVIMENTO NA PRÁXIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA - UFG, membro externo da Comissão de Heteroidentificação de Cotas-UFG e conselheira no Conselho da Igualdade Racial do Município de Goiânia-COMPIR.

Thaís Regina de Carvalho, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal do Paraná. Realizou doutorado sanduiche na Universidade do Texas, financiado com recursos do Programa Abdias Nascimento - SECADI/MEC/CAPES. Coordena o grupo de extensão e pesquisa Geninhas em movimento na práxis para uma educação antirracista. Integra a Associação Brasileira de pesquisadores/as negros/as e a Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED. Atua com os seguintes temas: práticas pedagógicas antirracistas na educação infantil, políticas de promoção da igualdade racial na educação básica, estágio e formação docente.

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Published

2023-05-03

Issue

Section

Dossiê - Infâncias, racismos e educação infantil