Estagiar na Educação Infantil em tempos de pandemia: travessia entre a tempestade do distanciamento e o distanciamento como tempestividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e91321

Palavras-chave:

Educação Infantil, Estágio Obrigatório, Pandemia, Docência

Resumo

O presente relato narra a experiência de estágio obrigatório na Educação Infantil, realizado na 7ª fase do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Santa Catarina, no ano de 2021. O estágio foi realizado integralmente de forma remota, devido ao distanciamento social causado pela pandemia do novo Corona vírus. No texto narramos os desafios de estagiar sem o contato direto com as crianças, professores(as) e instituições, trazendo inquietudes, inseguranças e indagações no que se refere ao nosso processo formativo nesta conjuntura, articuladas a reflexões e considerações a respeito da possibilidade de resistência, na utilização deste distanciamento, como um tempo tempestivo para, em conjunto, (re)pensar, explorar e escrever sobre as especificidades da Educação Infantil e o tempo da infância como um direito, bem como advogar a importância das ferramentas da ação pedagógica como instrumentos imprescindíveis para uma permanente construção da docência na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Kátia Adair Agostinho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina

Doutora em Estudos da Criança pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho - Portugal (2010) com orientação do Profº Dr. Manuel Jacinto Sarmento. Realizou o mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) com orientação da Profª Drª Eloisa Acires Candal Rocha. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e Pós-Doutorado na FLACSO (Argentina) com o Profº Dr. Carlos Skliar. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora do NUPEIN - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, culturas infantis, direito das crianças, cotidiano e pedagogia da educação infantil.

Carolina Pereira Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduanda do Curso de Pedagogia. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Florianópolis, Brasil.

Rayssa de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada no Curso de Pedagogia. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Florianópolis, Brasil.

Referências

AGOSTINHO, Kátia; LIMA, Patrícia. A docência na educação infantil: Sobre os contornos da experiência pedagógica no encontro com as crianças. Investigar em Educação. Portugal, nº4; 2 ª série; 2015.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 85-96, jan./abr. 2010.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Observação, documentação, planejamento e organização do trabalho na educação infantil. Currículo e Linguagem na Educação Infantil, CADERNO 6. Brasília, 2016.

CAMPOS, Álvaro de. Livro de Versos. Fernando Pessoa. Edição crítica. Introdução, transcrição, organização e notas de Teresa Rita Lopes. Lisboa: Estampa, 1993.

DELGADO, Ana Cristina Coll; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Singularidades da docência na creche: Interlocução com pesquisas no Brasil. Revistas Humanidades e Inovação. V.6, n.15, 2019.

FOCHI, Paulo Sergio. Planejar para tornar visível a intenção educativa. Revista Pátio Educação Infantil. Porto Alegre, n. 45, p. 4 – 7, out./dez., 2015.

MAGALHÃES, Cassiana; GIROTTO, Cyntia; SILVA, Greice; MELLO. Planejando a ação docente para o máximo desenvolvimento na infância. In: COSTA, Sinara Almeida; MELLO, Suely Amaral (Orgs.) Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. 1a ed. Curitiba, PR: CRV, 2017, p.219-230.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na Educação Infantil: mais que a atividade, a criança em foco. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.) Encontros e encantamentos na Educação Infantil: partilhando experiências de estágio. Campinas, SP: Papirus, 2000.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. A aventura de planejar. Revista Pátio Educação Infantil. O Planejamento no Cotidiano. Ano XIII, Nº 45, Outubro-Dezembro, 2015, p.16-19.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria. Revista @mbienteeducação. V. 8, n. 2, jan, 202–213, 2018.

Downloads

Publicado

2023-05-03