Sociologia da Infância à brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e91802Palavras-chave:
Sociologia da Infância, Pandemia, NecropolíticaResumo
O livro ora resenhado é o segundo volume da obra Sociologia da Infância no Brasil, e foi publicado com o intuito de comemorar os 25 anos do GEPEDISC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sociocultural, e festeja também o centenário de Florestan Fernandes e sua construção em torno do significado do conceito de culturais infantis. Os escritos reunidos neste volume, publicado pela Editora Pedro & João, promovem um debate em torno do conceito de necropolítica, ancorado em uma perspectiva descolonizadora. O tema da necropolítica constitui-se como eixo analítico e nos possibilita ampliar o sentido político que permeia os tempos, espaços e práticas políticas. Da mesma forma, acredita-se que as pedagogias descolonizadoras são chaves analíticas importantes para atravessar o momento da pandemia de COVID-19. A publicação e a leitura dessa obra são essenciais para repensar a questão da infância e seus processos educativos a partir de uma perspectiva crítica e emancipatória das crianças em diferentes contextos.
Referências
FARIA, Ana Lucia Goulart de; SILVA, Adriana A. da [Orgs.] Sociologia da Infância no Brasil II em tempos de pandemia e necropolítica. Pedagogias descolonizadoras reinventando novas formas de vida. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 293p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/wp-content/uploads/2021/10/Sociologia-da-infancia-no-Brasil-II.pdf Acesso em: 21 ago. 2022.
RAMOS, Beatriz. Fogo no Borba Gato ‘é uma resposta da sociedade a uma indignação coletiva’, diz Erica Malunguinho. Matéria no site Ponte. Julho de 2021. Disponível em: https://ponte.org/fogo-no-borba-gato-e-uma-resposta-da-sociedade-a-uma-indignacao-coletiva-diz-erica-malunguinho/ Acesso em: 21 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.