Sociologia da Infância à brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e91802

Palavras-chave:

Sociologia da Infância, Pandemia, Necropolítica

Resumo

O livro ora resenhado é o segundo volume da obra Sociologia da Infância no Brasil, e foi publicado com o intuito de comemorar os 25 anos do GEPEDISC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sociocultural, e festeja também o centenário de Florestan Fernandes e sua construção em torno do significado do conceito de culturais infantis. Os escritos reunidos neste volume, publicado pela Editora Pedro & João, promovem um debate em torno do conceito de necropolítica, ancorado em uma perspectiva descolonizadora. O tema da necropolítica constitui-se como eixo analítico e nos possibilita ampliar o sentido político que permeia os tempos, espaços e práticas políticas. Da mesma forma, acredita-se que as pedagogias descolonizadoras são chaves analíticas importantes para atravessar o momento da pandemia de COVID-19. A publicação e a leitura dessa obra são essenciais para repensar a questão da infância e seus processos educativos a partir de uma perspectiva crítica e emancipatória das crianças em diferentes contextos.

Biografia do Autor

Eleonora das Neves Simões, Prefeitura do Rio Grande

Atualmente é Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Rio Grande, atuando na rede desde 2010. Ao longo deste período trabalhou como professora regente e também substituindo as professoras regentes em seus espaços de hora atividade. Como professora na hora atividade atuou desde os grupos da creche à pré-escola. Como professora regente atuou no Maternal I e II (crianças com idade entre dois e três anos), Nível I e II (crianças com idade entre quatro e cinco anos). Formada no Ensino Médio - Magistério no ano de 2009 pelo Instituto Estadual de Educação Juvenal Muller. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2013). Especialista em Educação Infantil - UNOPAR (2021). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na Linha de Pesquisa Estudos sobre as Infâncias (2015). Doutora em Educação na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, na linha de pesquisa Currículo, profissionalização e trabalho docente, sob orientação da Prof. Drª Maria Manuela Alves Garcia. Idealizadora da página Kurumim: infâncias em diálogo nas redes sociais facebook e instagram (@kurumim_oficial). Tem experiência na área de Educação, especialmente Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, avaliação, socialização, espaços da escola, currículo, educação de zero a três anos, cursos de pedagogia, brincadeiras, brincar, docência.

Romilson Martins Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC -Goiás

Pós Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFG, supervisão do professor Luiz Fernandes Dourado. Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFG. Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Goiás. Diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. Coordenador do GT07 da ANPED "Educação de Crianças de 0 a 6". Diretor da ANPAE Goiás. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância. Atua na linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e tem como objeto de estudo os processos educativos e culturais na infância e da criança em contextos da Educação Infantil e em outros espaços institucionais.

Rodrigo da Paixão Pacheco, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Doutorando em Educação, Mestre em Serviço Social, bacharel em Administração e Direito, todos pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Referências

FARIA, Ana Lucia Goulart de; SILVA, Adriana A. da [Orgs.] Sociologia da Infância no Brasil II em tempos de pandemia e necropolítica. Pedagogias descolonizadoras reinventando novas formas de vida. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 293p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/wp-content/uploads/2021/10/Sociologia-da-infancia-no-Brasil-II.pdf Acesso em: 21 ago. 2022.

RAMOS, Beatriz. Fogo no Borba Gato ‘é uma resposta da sociedade a uma indignação coletiva’, diz Erica Malunguinho. Matéria no site Ponte. Julho de 2021. Disponível em: https://ponte.org/fogo-no-borba-gato-e-uma-resposta-da-sociedade-a-uma-indignacao-coletiva-diz-erica-malunguinho/ Acesso em: 21 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-19