Sociologia da Infância à brasileira
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e91802Mots-clés :
Sociologia da Infância, Pandemia, NecropolíticaRésumé
O livro ora resenhado é o segundo volume da obra Sociologia da Infância no Brasil, e foi publicado com o intuito de comemorar os 25 anos do GEPEDISC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sociocultural, e festeja também o centenário de Florestan Fernandes e sua construção em torno do significado do conceito de culturais infantis. Os escritos reunidos neste volume, publicado pela Editora Pedro & João, promovem um debate em torno do conceito de necropolítica, ancorado em uma perspectiva descolonizadora. O tema da necropolítica constitui-se como eixo analítico e nos possibilita ampliar o sentido político que permeia os tempos, espaços e práticas políticas. Da mesma forma, acredita-se que as pedagogias descolonizadoras são chaves analíticas importantes para atravessar o momento da pandemia de COVID-19. A publicação e a leitura dessa obra são essenciais para repensar a questão da infância e seus processos educativos a partir de uma perspectiva crítica e emancipatória das crianças em diferentes contextos.
Références
FARIA, Ana Lucia Goulart de; SILVA, Adriana A. da [Orgs.] Sociologia da Infância no Brasil II em tempos de pandemia e necropolítica. Pedagogias descolonizadoras reinventando novas formas de vida. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 293p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/wp-content/uploads/2021/10/Sociologia-da-infancia-no-Brasil-II.pdf Acesso em: 21 ago. 2022.
RAMOS, Beatriz. Fogo no Borba Gato ‘é uma resposta da sociedade a uma indignação coletiva’, diz Erica Malunguinho. Matéria no site Ponte. Julho de 2021. Disponível em: https://ponte.org/fogo-no-borba-gato-e-uma-resposta-da-sociedade-a-uma-indignacao-coletiva-diz-erica-malunguinho/ Acesso em: 21 ago. 2022.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.