Educação infantil nas políticas e práticas direcionadas à infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e92271

Palavras-chave:

Educação infantil, Literatura infantil, Políticas educacionais

Resumo

O artigo discute as políticas referentes ao atendimento público e institucional à Educação Infantil, tomando como foco específico de análise a realidade do município de Florianópolis. Para tanto, são examinados os documentos orientadores dessas políticas em nível nacional, bem como os documentos locais, orientadores do atendimento educacional realizado às crianças e direcionados ao planejamento das ações docentes em suas instituições. Os resultados evidenciam a sintonia das orientações da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis com aquelas divulgadas em nível nacional e indicam a intenção, tão marcada nos documentos, de valorização e trabalho com as múltiplas linguagens, em geral, e com a literatura infantil, de modo específico.

Biografia do Autor

Simone Conceição Rodrigues Claudino, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Mestre em Educação (UFSC), Professora da Educação infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Integra o Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária – LITERALISE 

Diana Carvalho de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia do Ensino, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação e Infância. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC no período de dezembro de 2003 a maio de 2006; coordenadora do Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação da UFSC gestão 2015 a 2017 e Coordenadora do Sub-projeto do curso de Licenciatura em Psicologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFSC (PIBID/Psicologia UFSC) no período de agosto de 2010 a fevereiro de 2018. Eleita coordenadora do Grupo de Trabalho de Psicologia da Educação (GT-20) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), gestões 2013/2015 e 2016/2017. Atualmente compõe a equipe editorial da Revista Perspectiva (revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2001, sediado na UFSC. Atua nos seguintes temas de pesquisa: educação, infância, psicologia da educação e formação de professores para os anos iniciais da escolarização.

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC 2001-2004) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (PT). Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. Atualmente é Secretária de Cultura, Arte e Esporte, da UFSC. É líder do Grupo de Pesquisas "LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária", da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro integrante dos Grupo de Pesquisa "Produções Culturais para crianças", coordenado pelo Professor Doutor Fernando Azevedo, do Centro de Investigação em Estudos da da Criança da Universidade do Minho (Braga/Portugal); Membro da Red de Investigaciones Afrolatinoamericanas - RIALA e Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária e Arte Narrativa - Rede de Pesquisadores LLAN, coordenado pela professora Ilsa Vieira do Carmo Goulart (Universidade Federal de Lavras) . Membro do Conselho Editorial do Núcleo de Publicações do CED/UFSC. Dos livros publicados destacam-se Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil (DEBUS,2006) Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e Bologna Childrens/ Book Fair 2007.A literatura infantil e juvenil de língua portuguesa: leituras do Brasil e d´além mar (DEBUS, 2008) Bologna Childrens/ Book Fair 2009. Literatura Infantil e juvenil: leituras, análises e reflexões ( DEBUS, DOMINGUES, JULIANO, 2010) - Bologna Childrens/ Book Fair 2011. Literatura infantil e juvenil - do literário a outras manifestações estéticas (DEBUS; JULIANO; BORTOLOTTO, 2016) Selo Altamente e Recomendável da FNLIJ), Bologna Childrens/ Book Fair 2017 e Prêmio de melhor livro Teórico de 2016/2017; A temática da Cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens (Cortez, 2017), Bologna Childrens/ Book Fair 2018. Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. (DEBUS; BAZZO; BORTOLOTTO, 2018) e A produção literária de Rogério Andrade Barbosa: da temática africana e afrobrasileira a outros temas (DEBUS; BERNARDES; SILVEIRA; PEREIRA, 2018)Bologna Childrens/ Book Fair 2018. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, temática africana e afro-brasileira na literatura infantil e juvenil, formação de leitores, formação de professores e leitura literária.

Referências

BARCELOS, Ana Regina Ferreira de. Supervisão na educação infantil e a organização do trabalho educacional pedagógico. In: FLORIANÓPOLIS. PMF-SME: Diretrizes educacionais pedagógicas para a educação infantil. Florianópolis: Prelo, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez.1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução no 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2009.

BROERING, Adriana de Souza. Arquitetura, espaços, tempos e materiais: a educação infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis (1976-2012). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.

CAMPOS, Maria Malta. ROSEMBERG, Fúlvia. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. 6. ed. Brasília, DF: MEC/SEB, 2009.

CLAUDINO, Simoni Conceição Rodrigues. O lugar da literatura infantil no Projeto Politico Pedagógico das instituições públicas de educação infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: PEED1290-D.pdf (ufsc.br)

FLORIANÓPOLIS. Conselho Municipal de Educação. Resolução CME nº 01/2009, de 29 de abril de 2009. Fixa normas para Educação Infantil no âmbito do Sistema Municipal de Ensino do Município de Florianópolis, Santa Catarina. Diário oficial do Município de Florianópolis, Florianópolis, 2009.

FLORIANÓPOLIS. Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria de Educação. Diretrizes educacionais pedagógicas para a educação infantil. Florianópolis: PMF/SME, 2010.

FLORIANÓPOLIS. Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria de Educação. Orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de Florianópolis. Florianópolis: PMF/SME, 2012.

FLORIANÓPOLIS. Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria de Educação. Currículo da educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis. Florianópolis: PMF/SME, 2015.

FURTADO, Thamirys Frigo. Espaços e tempos coletivos de leitura literária na educação infantil da rede municipal de Florianópolis (SC). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: PEED1201-D.pdf (ufsc.br)

GONÇALVES, Fernanda. A palavra e seus deslimites: a relação dos bebês com os livros na educação infantil. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: PEED1403-T.pdf (ufsc.br)

MELLO, Suely Amaral. Contribuições da educação infantil para a formação do leitor e produtor de textos. In: FLORIANÓPOLIS. PMF-SME: Diretrizes educacionais pedagógicas para a educação infantil. Florianópolis: Prelo gráfica e editora ltda, 2010.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. Diretrizes educacionais pedagógicas para a educação infantil. In: FLORIANÓPOLIS. PMF-SME: Diretrizes educacionais pedagógicas para a educação infantil. Florianópolis: Prelo gráfica e editora ltda, 2010.

SANTOS, Luciana Mara Espíndola. Norteando práticas pedagógicas: um olhar sobre documentos elaborados pela secretaria de educação de Florianópolis (1996-2012). Políticas educativas, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 110-123, 2013.

STEININGER, Isabela Jane. A prática pedagógica nas instituições de educação infantil: um estudo de caso sobre o que indicam as professoras. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

WIGGERS, Verena. A educação infantil no projeto educacional-pedagógico municipal. Erechim: São Cristóvão, 2000.

Publicado

2024-08-08