Relação da criança com a natureza na educação infantil: possibilidades de aprendizagens para além da sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e93520

Palavras-chave:

Educação Infantil, Relação da criança com a natureza, Práticas pedagógicas

Resumo

Este texto refere-se a uma resenha do livro Abrindo as portas da escola infantil: viver e aprender nos espaços externos, de autoria de Maria da Graça Souza Horn e Maria Carmem Silveira, professoras universitárias da área da Educação Infantil. O livro publicado em 2022 é resultado de uma parceria, de muitos anos das autoras, que, de maneira comprometida com a formação docente, encaram seu trabalho como forma de animar a vida. A temática da relação da criança com os espaços naturais é apresentada considerando a contribuição da história da Educação Infantil nacional e internacional e das contribuições atuais para auxiliar professoras e professores a abrirem as portas da Educação Infantil. Apesar da relevância da temática, as práticas pedagógicas envolvendo as aprendizagens em espaços externos ou relacionadas à natureza ainda são, muitas vezes, inexistentes dos currículos da Educação Infantil, por isso o livro se torna tão necessário à formação docente.

Biografia do Autor

Gabrielle Maria de Carvalho, Federal University of São João del-Rei

Mestranda em Educação. Graduada em Pedagogia. Universidade Federal de São João del Rei, MG, Programa de Pós-graduação em Educação PPEDU, São João del Rei, MG, Brasil. Professora de Educação Infantil na rede privada de ensino.

Amanda Valiengo, Federal University of São João del-Rei

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (2005). Concluiu Mestrado em Educação (2008) e Doutorado em Educação, com estágio em Portugal (2012) pela mesma Universidade. Pós-doutora pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). É professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del-rei - MG, no Departamento de Ciências da Educação e no Mestrado em Educação. É pesquisadora na área de Educação Infantil, brincadeira e leitura para a infância. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa CRIA - Centro de respeito às infâncias e suas aprendizagens. Membro do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e de Pesquisa em Especificidades da docência na Educação Infantil (GEPEDEI, Unesp - Marília). Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia (2023 -2025) da UFSJ/MG. Desenvolve ações de ensino, pesquisa, extensão e administração. Integra e desenvolve a pesquisa em rede "Leitura e práticas pedagógicas na Escola da Infância em tempos de pandemia: ação docente para o ensino e a aprendizagem online e presencial".

Cristiane Castro de Oliveira Ferreira, Federal University of São João del-Rei

Mestranda em Educação. Graduada em Pedagogia. Universidade Federal de São João del Rei, MG, Programa de Pós-graduação em Educação PPEDU, São João del Rei, MG, Brasil. Professora de Educação Infantil na rede privada de ensino.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

HORN, Maria da Graça Souza, BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Abrindo as portas da escola infantil viver e aprender nos espaços externos. Porto Alegre: Penso, 2022.

LIMA, Maria Géssica de. SOUSA, Felipe Neris Torres de. O uso excessivo de telas por crianças e adolescentes: uma análise do contexto da Convid-19. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 8, n. 2, p. 90-108, mar-abr, 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-08