Relação da criança com a natureza na educação infantil: possibilidades de aprendizagens para além da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e93520Palavras-chave:
Educação Infantil, Relação da criança com a natureza, Práticas pedagógicasResumo
Este texto refere-se a uma resenha do livro Abrindo as portas da escola infantil: viver e aprender nos espaços externos, de autoria de Maria da Graça Souza Horn e Maria Carmem Silveira, professoras universitárias da área da Educação Infantil. O livro publicado em 2022 é resultado de uma parceria, de muitos anos das autoras, que, de maneira comprometida com a formação docente, encaram seu trabalho como forma de animar a vida. A temática da relação da criança com os espaços naturais é apresentada considerando a contribuição da história da Educação Infantil nacional e internacional e das contribuições atuais para auxiliar professoras e professores a abrirem as portas da Educação Infantil. Apesar da relevância da temática, as práticas pedagógicas envolvendo as aprendizagens em espaços externos ou relacionadas à natureza ainda são, muitas vezes, inexistentes dos currículos da Educação Infantil, por isso o livro se torna tão necessário à formação docente.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
HORN, Maria da Graça Souza, BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Abrindo as portas da escola infantil viver e aprender nos espaços externos. Porto Alegre: Penso, 2022.
LIMA, Maria Géssica de. SOUSA, Felipe Neris Torres de. O uso excessivo de telas por crianças e adolescentes: uma análise do contexto da Convid-19. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 8, n. 2, p. 90-108, mar-abr, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.