Relação da criança com a natureza na educação infantil: possibilidades de aprendizagens para além da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e93520Palavras-chave:
Educação Infantil, Relação da criança com a natureza, Práticas pedagógicasResumo
Este texto refere-se a uma resenha do livro Abrindo as portas da escola infantil: viver e aprender nos espaços externos, de autoria de Maria da Graça Souza Horn e Maria Carmem Silveira, professoras universitárias da área da Educação Infantil. O livro publicado em 2022 é resultado de uma parceria, de muitos anos das autoras, que, de maneira comprometida com a formação docente, encaram seu trabalho como forma de animar a vida. A temática da relação da criança com os espaços naturais é apresentada considerando a contribuição da história da Educação Infantil nacional e internacional e das contribuições atuais para auxiliar professoras e professores a abrirem as portas da Educação Infantil. Apesar da relevância da temática, as práticas pedagógicas envolvendo as aprendizagens em espaços externos ou relacionadas à natureza ainda são, muitas vezes, inexistentes dos currículos da Educação Infantil, por isso o livro se torna tão necessário à formação docente.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
HORN, Maria da Graça Souza, BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Abrindo as portas da escola infantil viver e aprender nos espaços externos. Porto Alegre: Penso, 2022.
LIMA, Maria Géssica de. SOUSA, Felipe Neris Torres de. O uso excessivo de telas por crianças e adolescentes: uma análise do contexto da Convid-19. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 8, n. 2, p. 90-108, mar-abr, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.