De pequenino se torce o pepino: eliminar a discriminação desde a infância e a educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e93721

Palavras-chave:

Infância, Discriminação étnica, racial e religiosa, Educação infantil, Família

Resumo

Este artigo constitui-se como a introdução ao dossiê Infâncias, Racismos e Educação Infantil, que reúne dezoito artigos e uma entrevista. Divide-se em quatro secções: I. Conhecer, Refletir e Analisar; II. Observar e Aprender (Na Educação Infantil); III. Observar e Aprender (Fora da Educação Infantil); e IV. Agir (Transições e Expressões). Começa por contextualizar a necessidade de promover uma educação antirracista e inclusiva desde a infância e os problemas que se colocam a esse empreendimento. Tanto os ensaios teórico-metodológicos, como os artigos que resultam de pesquisas de terreno – em arquivos, escolas, espaços de formação, lúdicos, ligados a práticas religiosas ou outras instituições, ou ainda na família – contribuem para a compreensão de dispositivos, subjetivos e objetivos, relativos a manifestações de racismo(s) e/ou discriminação étnica e racial durante a infância e/ou no contexto da educação infantil. São ainda tomadas em consideração vivências quotidianas no contexto educativo – relação entre os/as professores/as e /educadores/as e as crianças e relações entre as próprias crianças.

Biografia do Autor

Patrícia Ferraz de Matos, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa

Patrícia Ferraz de Matos é Investigadora Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, editora associada de Anthropological Journal of European Cultures (2020-2024), coordenadora da Europeanist Network da EASA (European Association of Social Anthropologists) (2020-2024) e directora-adjunta da revista Análise Social (2021-2024). É autora de The Colours of the Empire: Racialized Representations during Portuguese Colonialism (Berghahn Books, 2013), cujo trabalho original foi distinguido com o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2005, e de Anthropology, Nationalism and Colonialism: Mendes Correia and the Porto School of Anthropology (Berghahn Books, 2023).

Christian Muleka Mwewa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Foi investigador Visitante no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa no ano letivo (2017-2018). Realizou uma estância de curta duração na Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2017). Ministrou, na qualidade de professor externo, seminário temático na Universidad de la República (Uruguai, 2021 e 2022) e na Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2022). Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Federal de Santa Catarina (2017- Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação na Pequena Infância-NUPEIN/UFSC/CNPq) e na Universidade Federal de Santa Maria (2017-2018 - Grupo de Estudos e Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação/UFSM/CNPq). Coordenador Geral do projeto contemplado no Edital Universal/CNPq 2021 (Faixa A). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com estágio doutoral na Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (2008); Mestre em Formación de Profesionales de la Formación (Máster Erasmus Mundus, MUNDUSFOR, 2009) pela Universidad de Granada-Es; Universitat Rovira i Virgili-Es e Universidade do Porto-Pt; Mestre em Ciências da Educação (Educação, História e Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005); Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor com dedicação exclusiva (DE) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus Três Lagoas/CPTL/MS). Professor no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e DOUTORADO) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/FAED/Campo Grande). Ex-COORDENADOR e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL). Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Cultura em Sociedade - EduForP (certificado pelo CNPq). Gestor do Protocolo de Intenções no 15/2021‐UFMS, celebrado entre a UFMS e o Museu Nacional de Etnologia de Moçambique ‐ MUSET. Atualmente, supervisiona o Estágio Pós-doutoral do Prof. Titular Dr. Carlos Eduardo Fortes Gonzalez (UTFPR). Sendo assim passa a atuar na formação de quadros qualificados desde PIBIC, TCC (ambos na graduação), Mestrado, Doutorado e supervisão de Pós-doutoramento. Parecerísta ad hoc da revista Cadernos de Estudos Africanos do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IULisboa-Portugal). Avaliador ad hoc da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), Uruguai. Foi parecerista Ad Hoc da CAPES – Edital nº 45/2017 para a seleção do Professor Visitante no Exterior Júnior (2018). Foi parecerista Ad Hoc da CAPES - Programa PROBRAL/Edital nº 13/2018. É professor de Capoeira e outras manifestações Culturais Afro-brasileiras. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq); Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade (UFMS/CNPq). Coordenador da Coleção Cenários na editora Nova Harmonia (São Leopoldo/RS/Br). Organizador de diversos livros pela Ed. Nova Harmonia e autor do livro Cenários da Indústria cultural: corpo negro, cultura e capoeira (Ed. Nova Harmonia, 2009). Autor de diversos artigos sobre a temática da Educação, Cultura e Sociedade. Membro do comitê editorial de Periódicos QUALIS-CAPES. Tem experiência na área de Ciências Humanas (Fundamentos da Educação). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Teoria Crítica e Estudos Culturais, Relações étnico e "raciais" na infância, Educação (Formação) com interfaces com a Cultura, a Literatura, a Capoeira e outras Manifestações culturais de matriz afro-brasileira. Os seus projetos têm sido contemplados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) nos Editais Pró-eventos em duas edições de 2011; Publicações (2011); e pelo CNPq no Edital das Ciências Humanas (CNPq, 2012) e Igualdade de Gênero (CNPq, 2012).

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Publicado

2023-05-03