De pequenino se torce o pepino: eliminar a discriminação desde a infância e a educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e93721Palavras-chave:
Infância, Discriminação étnica, racial e religiosa, Educação infantil, FamíliaResumo
Este artigo constitui-se como a introdução ao dossiê Infâncias, Racismos e Educação Infantil, que reúne dezoito artigos e uma entrevista. Divide-se em quatro secções: I. Conhecer, Refletir e Analisar; II. Observar e Aprender (Na Educação Infantil); III. Observar e Aprender (Fora da Educação Infantil); e IV. Agir (Transições e Expressões). Começa por contextualizar a necessidade de promover uma educação antirracista e inclusiva desde a infância e os problemas que se colocam a esse empreendimento. Tanto os ensaios teórico-metodológicos, como os artigos que resultam de pesquisas de terreno – em arquivos, escolas, espaços de formação, lúdicos, ligados a práticas religiosas ou outras instituições, ou ainda na família – contribuem para a compreensão de dispositivos, subjetivos e objetivos, relativos a manifestações de racismo(s) e/ou discriminação étnica e racial durante a infância e/ou no contexto da educação infantil. São ainda tomadas em consideração vivências quotidianas no contexto educativo – relação entre os/as professores/as e /educadores/as e as crianças e relações entre as próprias crianças.
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