Masculinidades como práticas sociais: um olhar para os meninos da educação infantil e suas ações “desviantes”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e93901

Palavras-chave:

Educação Infantil, Meninos, Gênero, Masculinidades, Sociologia da Infância

Resumo

Esse artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação, realizada com um grupo de 15 crianças – 10 meninos e 5 meninas, com idade entre quatro e cinco anos, na qual se investigou as masculinidades como práticas sociais na perspectiva dos meninos da Educação Infantil e traz relatos e registros de episódios em que os meninos transgridem as fronteiras de gênero e vivem uma masculinidade diferenciada dos padrões hegemonicamente conhecidos e socialmente impostos fazendo escolhas que, para muitos, podem ser consideradas desviantes. Utilizando referenciais teóricos da Sociologia da Infância e uma metodologia qualitativa que utilizou a observação participante, o estudo mostra que há práticas sociais estabilizando e desestabilizando as relações e que meninos estão presos nos estereótipos e engessamentos que a visão binária carrega. Alguns deles, todavia, assumem posturas desviantes e vivem uma masculinidade mais saudável.

Biografia do Autor

Danielle Atta, Universidade de Brasília

Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (linha de pesquisa: Gênero e Educação Infantil). Graduação em História e Pedagogia e pós-graduação em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade (CEAM/UNB) e em Educação Infantil. Participou do curso EPDS - Educação Pobreza e Desigualdade Social (UNB). Atuou como professora na Educação Infantil - 2 período, Ensino Fundamental - anos iniciais - 4 e 5 ano; Ensino Fundamental - anos finais - 6 ao 9 ano; Ensino Médio - nas áreas de Filosofia e História na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Atualmente ocupa o cargo de Pedagoga - Orientadora Educacional também na Secretaria de Educação do DF e exerce a função de vice-diretora do CEF 03 de Sobradinho desde 2023.

Monique Aparecida Voltarelli, Universidade de Brasília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia -MG (2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos -SP (2013), e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP, 2017), com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid. É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI) da Faculdade de Educação da USP e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Infância (GIPI) na Faculdade de Educação da UnB. Atua principalmente com os seguintes temas: infância, crianças, estudos sociais da infância, sociologia da infância, campo científico, América do Sul, e educação infantil.

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Publicado

2024-08-08