Parceria público-privada na educação infantil: o atendimento à demanda de vagas no município de Santa Maria (RS)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e93987Palavras-chave:
Educação Infantil, Políticas Públicas, Parceria Público-Privada, Qualidade da OfertaResumo
O artigo objetiva compreender de que forma ocorre a parceria público-privada na compra de vagas na Educação Infantil no município de Santa Maria/RS, e a percepção das gestoras e professoras das escolas credenciadas sobre a qualidade dessa oferta. Para tanto, pautou-se metodologicamente na abordagem qualitativa, utilizando-se embasamento teórico e documental, bem como de entrevistas semiestruturadas com a gestão da SMED (Secretaria Municipal de Educação) e aplicação de questionário com a gestão e com uma professora de cada escola autorizada para compra de vagas de Santa Maria/RS. A fundamentação teórica aborda um estudo a partir dos autores Kramer (2006), Adrião (2009), Nóvoa (1991). Além disso, aborda as legislações e documentos orientadores para o acesso e qualidade na Educação Infantil no Brasil. Como resultado, ficou evidente que embora Santa Maria/RS tenha ampliado as vagas na oferta da Educação Infantil, essa ampliação aconteceu via parceria público-privada. Esse serviço tem apresentado distinções e baixa qualidade no atendimento prestado a toda comunidade. Do ponto de vista deste artigo, além da necessidade de divulgação dos dados da pesquisa, é premente a necessidade de autoavaliação das escolas credenciadas para venda de vagas, visando uma melhoria na qualidade dessa oferta.
Referências
ADRIÃO, Theresa Maria de Feitas. (coord.) Estratégias municipais para a oferta da educação básica: as parcerias público-privadas no estado de São Paulo. Relatório de pesquisa: Fapesp (2007-2009). Disponível em: https://www.greppe.fe.unicamp.br. Acesso em 20 de mar. de 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília,05 de out. 1988. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 25 de mar. 2023
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 25 de mar. de 2023
BRASIL. Lei 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e valorização dos Profissionais da Educação Básica - FUNDEB, de que trata o art.212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei. 11.494, de 20 junho de 2007 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 20 jun. 2007. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acessoa-informacao/acoes-e-programas/financiamento/fundeb/legislacao Acesso em 30 de
mar. de 2023.
BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014.Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e da outras providências. Diário oficial da União, Brasília,2014 a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em 25 de mar. de 2023.
BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em 30 de mar. de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 943 de 16/05/23. Dispõe sobre o valor do apoio financeiro da União aos municípios e ao Distrito Federa, para manutenção de novos estabelecimentos públicos de Educação Infantil. Disponível em: www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-943-de-16-de-maio-de-2023-48. Acesso em 30 de maio de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a Próxima Década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação, 2014. Disponível em: Secretaria de Articulação com os Sistemas de
Ensino – SASE - Ministério da Educação (mec.gov.br). Acesso em: 25 de mar. 2023.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 12a educação. São Paulo: Atlas, 2000.
DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 139-154, mar. 2002.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FLICK, Uwe. Introdução à Metodologia de Pesquisa: Um guia para iniciantes. Tradução: Magda Lopes, Porto Alegre: Penso, 2013.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antônio. Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estimativas populacionais para os municípios e para as Unidades da Federação brasileiros em 01.07.2015. Brasília: INEP, 2015. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2015. Acesso em: 11 jan. 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA(INEP). Dados do Censo Escolar 2021. Brasília: INEP, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-eindicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 2 mar. 2022.
KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e/é fundamenta. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
MONTAÑO, Carlos. Terceiro setor e a questão social: crítica ao padrão emergencial de intervenção social. 3ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005, 288 p.
NÓVOA, Antônio (org.) Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991.
PITHAN, Guerra A. Lisandra. Parceria Público-Privada na Educação Infantil: o atendimento à demanda de vagas no município de Santa Maria/RS. 2022. 159 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional) Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2022.
RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Contas (TCE/RS). Radiografia da Educação Infantil no Rio Grande do Sul. 2010/2019. Disponível em:https://tcers.tc.br/repo/misc/estudos_pesquisas/educacao_infantil/2021/4316907.pdf. Acesso em: 28 mar. 2023.
SANTA MARIA. Lei 6.001, de 18 de agosto de 2015. Estabelece o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://PMSM-SMED_ PlanoMunicipal de Educação. Acesso em: 25 de mar.de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.