Public-private partnership in education: meeting the demand for places in early childhood education at Santa Maria (RS)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e93987Keywords:
Child education, Public policy, Public-private partnership, Offer QualityAbstract
This article aims to understand how the public-private partnership occurs in the purchase of vacancies in Early Childhood Education at Santa Maria (RS), and managers’ and teachers’ perception of the quality of this offer. Thus, a qualitative approach we have grounded the methodology on theoretical and documental basis, as well as semi-structured interviews with SMED management (Municipal Department of Education) and submission of a questionnaire to the management and a teacher from each school authorized to purchase vacancies in Santa Maria (RS). The theoretical foundation approaches a study by Didonet (2001), Kuhlmann Jr. (2003), Kramer (2006), Campos, M. Malta and Fúlvia Rosemberg (2009). In addition, it addresses the legislation and guiding documents for the curricular organization and work in Early Childhood Education in Brazil. As a result, it was evident that although Santa Maria (RS) has increased vacancies for Early Childhood Education, this occurred through public-private partnership. This service has shown distinctions and low quality in the service provided for the entire community. From the point of view of this article, in addition to the need to publish data for the investigation, there is an urgent need for self-assessment of schools ascribed for sale of vacancies, aiming to improve the quality of vacancies.
References
ADRIÃO, Theresa Maria de Feitas. (coord.) Estratégias municipais para a oferta da educação básica: as parcerias público-privadas no estado de São Paulo. Relatório de pesquisa: Fapesp (2007-2009). Disponível em: https://www.greppe.fe.unicamp.br. Acesso em 20 de mar. de 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília,05 de out. 1988. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 25 de mar. 2023
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 25 de mar. de 2023
BRASIL. Lei 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e valorização dos Profissionais da Educação Básica - FUNDEB, de que trata o art.212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei. 11.494, de 20 junho de 2007 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 20 jun. 2007. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acessoa-informacao/acoes-e-programas/financiamento/fundeb/legislacao Acesso em 30 de
mar. de 2023.
BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014.Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e da outras providências. Diário oficial da União, Brasília,2014 a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em 25 de mar. de 2023.
BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em 30 de mar. de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 943 de 16/05/23. Dispõe sobre o valor do apoio financeiro da União aos municípios e ao Distrito Federa, para manutenção de novos estabelecimentos públicos de Educação Infantil. Disponível em: www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-943-de-16-de-maio-de-2023-48. Acesso em 30 de maio de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a Próxima Década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação, 2014. Disponível em: Secretaria de Articulação com os Sistemas de
Ensino – SASE - Ministério da Educação (mec.gov.br). Acesso em: 25 de mar. 2023.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 12a educação. São Paulo: Atlas, 2000.
DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 139-154, mar. 2002.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FLICK, Uwe. Introdução à Metodologia de Pesquisa: Um guia para iniciantes. Tradução: Magda Lopes, Porto Alegre: Penso, 2013.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antônio. Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estimativas populacionais para os municípios e para as Unidades da Federação brasileiros em 01.07.2015. Brasília: INEP, 2015. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2015. Acesso em: 11 jan. 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA(INEP). Dados do Censo Escolar 2021. Brasília: INEP, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-eindicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 2 mar. 2022.
KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e/é fundamenta. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
MONTAÑO, Carlos. Terceiro setor e a questão social: crítica ao padrão emergencial de intervenção social. 3ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005, 288 p.
NÓVOA, Antônio (org.) Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991.
PITHAN, Guerra A. Lisandra. Parceria Público-Privada na Educação Infantil: o atendimento à demanda de vagas no município de Santa Maria/RS. 2022. 159 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional) Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2022.
RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Contas (TCE/RS). Radiografia da Educação Infantil no Rio Grande do Sul. 2010/2019. Disponível em:https://tcers.tc.br/repo/misc/estudos_pesquisas/educacao_infantil/2021/4316907.pdf. Acesso em: 28 mar. 2023.
SANTA MARIA. Lei 6.001, de 18 de agosto de 2015. Estabelece o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://PMSM-SMED_ PlanoMunicipal de Educação. Acesso em: 25 de mar.de 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.