A matemática no brincar heurístico: uma pesquisa em creche
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e94062Palavras-chave:
Brincar heurístico, Creche, Educação matemática, MatemáticaResumo
Este trabalho visa i) identificar ações das crianças/ideias matemáticas no brincar heurístico de 10 crianças com idades compreendidas entre os 13 e os 24 meses em contexto de creche e ii) refletir sobre o papel do adulto-educador e do brincar heurístico na emergência de ideias matemáticas nos primeiros anos. Adotando uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e de índole exploratória, este estudo sustentou-se na observação através do registo videográfico. Os resultados identificaram ações das crianças (fazer) que revelaram ideias matemáticas (saber) ao nível das formas, posições, direção e distância. Neste processo de aprendizagem que é o brincar heurístico, o adulto-educador observou e escutou as crianças, modelou comportamentos e deu informação sobre a localização dos objetos, acompanhando-as nas suas brincadeiras livres. Estas evidências levam-nos a inferir o brincar heurístico como uma proposta de exploração potenciadora da emergência de ideias matemáticas e a refletir sobre a importância do adulto-educador na educação matemática nos primeiros anos.
Referências
ALSINA, Ángel. Matemáticas intuitivas e informales de 0 a 3 años. Narcea: Madrid, 2015.
ALSINA, Ángel; BERCIANO, Ainhoa. Una aproximación a las acciones matemáticas de niños de 1 a 3 años. In MACÍAS, Juan Antonio; JIMÉNEZ, Antonio; GONZÁLEZ, Jose Luis; SÁNCHEZ, María Teresa; HERNÁNDEZ, Pedro; FERNÁNDEZ, Catalina; RUIZ, Francisco; FERNÁNDEZ, Teresa; BERCIANO, Ainhoa (Eds.), Investigación en Educación Matemática XX. Málaga: SEIEM, p. 137-146, 2016.
BARBOSA, Paulo; GUÉRIOS, Ettiène; ALENCAR, Edvonete. Educação matemática, brincadeiras e corpo em movimento: interfaces na educação infantil. Comunicações Piracicaba, v. 29, n. 2, p. 43-59, maio-ago. 2022.
BECKER, Fernanda; WIEBUSCH, Andressa. O jogo heurístico na educação infantil: um relato de experiência com crianças de uma escola municipal. Zero-a-Seis, v.24, n. 46, p. 1498-1517, 2022.
BJÖRKLUND, Camilla. Toddlers’ Opportunities to Learn Mathematics. International Journal of Early Childhood, v. 40, 1, p.81–95, 2008.
CARRUTHERS, Elizabeth. Mathematical teaching in nursery schools in England: a way forwar for mathematical pretend play and democratic pedagogies. Review of Science, Mathematics and ICT Education, v. 14, n. 2, p. 25-41, 2020.
CLEMENTS, Douglas; SARAMA, Julie. Learning and teaching early math: the learning trajectories approach. 3.ed. London: Routledge, 2021.
CLEMENTS, Douglas; SARAMA, Julie. Young child’s mathematical mind. Scholastic Parent & Child, v.14, n. 2, p. 30-37, 2006.
COOKE, Audrey. Making the most of packing away: identifying mathematical opportunities for very young preverbal children. Mathematics Education Research Journal, p. 1-12, 2021.
COUTINHO, Clara. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Coimbra: Edições Almedina, 2014.
DIAS, Isabel. Ideias matemáticas em contexto de creche: evidências da prática. Educação e Matemática, 143, p.30-32, 2017.
DIAS, Isabel; KOWALSKI, Isabel. Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância – uma experiência no Grupo Projeto Creche. Revista Eventos Pedagógicos, v. 9, n. 3, p. 1218-1243, 2018.
FRANZÉN, Karin. Under-threes’ mathematical learning – teachers’ perspectives. Early Years, v. 34, n. 3, p. 241–254, 2014.
FRANZÉN, Karin. Under threes’ mathematical learning. European Early Childhood Education Research Journal, v. 23, n. 1, p. 43-54, 2015.
GOLDSCHIED, Elinor; JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 Anos: o atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2006.
HERNÁNDEZ, Carlos; LÓPEZ, Gonzalo; GARCIA, Mónica. Matemáticas com dos años: buscando teorias para interpretar la actividad infantil Y las práticas docentes. Tendencias Pedagógicas, v. 26, p. 89-108, 2015.
MACDONALD, Amy. Mathematics education beliefs and practices of Under 3s educators in Australia. European Early Childhood Education Research Journal, v. 28, n. 5, p. 758–769, 2020.
MAJEM, Tere; ÒDENA, Pepa. Descobrir brincando. São Paulo: Autores Associados, 2010.
MEANEY, Tamsin. Locating learning of toddlers in the individual/society and mind/body divides. Nordic Studies in Mathematics Education, v. 21, n. 4, p. 5–28, 2016.
NOVAIS, Samara; FRANCO, Simone. Brincar heurístico: aprendizagem lúdica, livre e significativa na educação infantil. Revista Panorâmica, v. 36, p. 1-16, 2022.
OLIVEIRA, Alessandra. Modelos pedagógicos explícitos e a construção de uma pedagogia para bebês e crianças bem pequenas baseada no brincar. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, n. 2, p. 532-555, 2020.
OLIVEIRA, Maria. Como fazer pesquisa qualitativa. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2018.
VALLE, Márcia; PENITENTE, Rogéria; NASCIMENTO, Tânia. O brincar heurístico com bebês e crianças bem pequenas durante o período de pandemia da COVID-19. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, v. 12, p. 257-276, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.