As linhas pedagógicas no sistema integrado de 0 a 6 anos e a continuidade do percurso educativo: novas experiências italianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e94743

Palavras-chave:

Educação infantil, Itália, Sistema integrado, Creche, Pré-escola

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar as concepções gerais do documento “Linhas pedagógicas para o sistema integrado zero a seis”, que está delimitando um novo cenário no contexto educacional da Itália. As Linhas Pedagógicas surgiram em decorrência da aprovação pelo Decreto 65/2017 do Sistema Integrado de zero a seis anos que incluiu a faixa de 0 a 3 anos no sistema de educação, além de integrá-la à etapa de 3 a 6 anos. O trabalho tem como base a abordagem qualitativa, e se utiliza da análise documental e bibliográfica sobre o tema. São apresentados aspectos das pedagogias das infâncias italianas e as premissas do documento com os seis eixos sobre os quais está estruturado: direitos da infância, ecossistema formativo, centralidade das crianças, currículo e planejamento, profissionalidade e garantias de governança. Conclui-se que o documento procura dar uma referência nacional para a educação infantil na Itália e pode se tornar uma interessante experiência não fragmentada de educação infantil.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Antero Correia, Universidade de São Paulo

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em Pedagogia também pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Licenciada em História pela Faculdade Integrada de Guarulhos. Especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atuou como funcionária do Banco do Brasil como Analista de Projetos de Trabalho Social desenvolvidos nos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida, vinculado à política de Habitação de Interesse Social do Governo Federal. Foi Docente da Universidade Corporativa do Banco do Brasil, na área de Responsabilidade Socioambiental.Também atuou como tutora do cursos EAD na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e da Universidade Federal do ABC (UFABC). Se dedica às pesquisas de políticas públicas com foco no financiamento da educação. Pesquisadora do campo Educação Infantil, além de contribuir na área dos Direitos Humanos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre elaboração, implementação e avaliação de políticas educacionais. Também faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas Materialismo histórico e Dialético na Educação (UNIR).Foi bolsista Capes do Programa de Internacionalização (CAPES-PRINT) em Doutorado Sanduíche na Universidade de Verona, Itália no período de outubro de 2019 a maio de 2020.Atualmente é professora adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/UNIR).

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Publicado

2024-08-08