Parentalidade fraturada na primeira infância: um estudo sobre o abandono e o acolhimento, em Araguaína – TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e94978

Palavras-chave:

Parentalidade, Abandono, Primeira Infância, Araguaína-TO

Resumo

A primeira infância pode ser compreendida como a principal fase da vida de um sujeito e rupturas no cuidado afetam o desenvolvimento. Este artigo propõe-se a expor os perfis dos bebês e das crianças de até seis anos de idade, acolhidas em uma instituição pública que atua como abrigo temporário, em Araguaína-TO. Filiados a psicanálise, conceituou-se o termo parentalidade para, seguidamente, delinear um retrato da ruptura do laço vivenciado. A análise ocorreu por meio da estatística descritiva e da inferencial de dois tipos de documentos: (i) Controle de Entrada dos Acolhidos e (ii) Fichas do Acolhimento, entre os anos de 2008 a 2021, totalizando 352 crianças. Como resultado foi possível identificar a incidência de idades, motivos de acolhimento, configuração familiar, entre outros fatores. A delineação do perfil das relações permite pensar em políticas adequadas para esse público, a fim de prevenir e mitigar danos à infância.

Biografia do Autor

Luciana Ribeiro da Cruz, Universidade Federal do Tocantins

Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais - PPGDire/UFNT. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Pan América - FPA (2013) e em Ciências - Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2007); Especialista em Gestão, Orientação e Coordenação Escolar pela Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA (2013) e em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2010); Professora concursada pela Prefeitura Municipal de Araguaína - TO. Possui 14 (quatorze) anos de experiência profissional com atuação na Educação Básica, atuou no Ensino Médio, no Ensino Fundamental II e na Educação Infantil. Colaborou com os trabalhos da Universidade da Maturidade - UMA/UFT enquanto docente. Atualmente exerce a função de Coordenadora Pedagógica da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação - SEMED/TO. Membro do Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação do Município de Araguaína Tocantins; Membro da Comissão Interna de Monitoramento das ações relacionadas ao Selo UNICEF (Mobilizadora da Educação); Técnica do CONVIVA Educação (Regional Araguaína - TO); Organizadora do Fórum Permanente de Educação Infantil (Regional de Araguaína - TO) e Supervisora Institucional do Busca Ativa Escolar (Regional de Araguaína - Tocantins).

Thelma Pontes Borges, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (1999), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campi­nas/UNICAMP (2003), é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Huma­no pela Universidade de São Paulo/USP (2015) e tem pós doutorado pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Trópicos Úmidos pela Universidade Federal do Pará/ UFPA (2020). Atualmente é professor adjunta III (campus de Araguaína) da Fundação Universidade Federal do Tocantins, trabalha no colegiado do curso de Letras e do curso de Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em desenvolvimento humano e populações vulneráveis. Foi uma das responsáveis pela idealização, escrita e submissão do Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais. E-mail: thelmapontes@uft.edu.br

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Publicado

2024-08-08